Seminário aborda violência contra crianças e adolescentes

O encontro teve significativa participação da comunidade, com destaque para os jovens. Foto - Divulgação AL

A deputada Bethrose (PRP), presidente da Comissão da Infância e Adolescência da Assembleia Legislativa, defendeu a criação de uma rede de proteção a crianças e adolescentes na sociedade cearense. A parlamentar abriu na manhã de quarta-feira (31/08), em Tianguá, na serra da Ibiapaba, o quarto Seminário Regional da Campanha “Quem Cala, consente – Violência sexual contra criança e adolescente é crime”.

Bethrose destacou a importância da campanha para formar multiplicadores, que possam levar às suas comunidades informações sobre como identificar e denunciar a violência sexual contra crianças e Adolescentes. Ela  fez também um apelo à sociedade cearense para que seja criada uma mobilização permanente de proteção às crianças. Estas questões também foram abordadas pelos deputados Leornardo Pinheiro (PR), Fernanda Pessoa (PR) e Doutora Silvana (PMDB).

A escritora Helena Damasceno, que aborda a temática da exploração sexual e palestrante do Seminário, falou sobre os diversos tipos de violência sexual e mostrou procedimentos para identificar e denunciar agressões. Ela destacou que a maioria dos casos acontece dentro da casa da vítima e alertou um dos sinais de que houve violência são as mudanças bruscas de comportamento da criança.

A presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca), Mônica Selan, ressaltou que é preciso criar leis mais enfáticas, e que a justiça precisa ser mais ágil nos casos de violência sexual contra crianças e adolescentes.  O secretário de Educação de Tianguá, Cosmo Lima, elogiou a iniciativa da Assembleia “ao trazer o debate para o interior do Estado”, e destacou a importância do combate ao abuso sexual.

Também participaram do Seminário  vereadores, representantes do Crede V,  secretários, professores, estudantes, conselheiros tutelares e lideranças de Tianguá, Ubajara, Ibiapina, Carnaubal, Viçosa do Ceará e Guaraciaba do Norte, dentre outros municípios da Ibiapaba.

Leave a Reply

agosto 2011
S T Q Q S S D
« jul   set »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031