Deputados aprovam tabela vencimental para professores

Presidente da Casa, Roberto Cláudio, disse que fará levantamento dos danos causados na manifestação dos professores. Foto - Alex Costa/DN

A mensagem do Governo que cria nova tabela vencimental para os profissionais de nível médio do grupo ocupacional magistério da educação básica foi aprovada na quinta-feira 29, na Assembleia Legislativa do Ceará, em clima de protesto, confusão e pancadaria. Apenas quatro deputados, Augustinho Moreira (PV), Heitor Férrer (PDT), Roberto Mesquita (PV) e Eliane Novais (PSB), votaram contra o projeto do Executivo, que desagradou os professores.

A matéria começou a tramitar na Assembleia quarta-feira 28, mesmo dia em que foi aprovada a urgência, diminuindo o tempo de tramitação do projeto. Na quinta-feira, em reunião conjunta das comissões, a proposta foi apreciada e votada, seguindo, então, para votação no plenário. Do lado de fora, professores gritavam pedindo para que a mensagem não fosse votada. Eles não tiveram acesso às galerias do parlamento. No plenário, deputados da oposição criticaram a matéria e a não realização de audiência pública para debater o assunto, como a categoria havia pedido.

Professores e policias entraram em conflito. Pedaços de poltronas que seriam utilizadas no prédio novo da Assembleia foram atirados pelos manifestantes que queriam invadir o plenário. Um quadro que retratava as personalidades do Ceará, exposto no hall de entrada da Assembleia, também foi danificado.

O presidente da Assembleia, deputado estadual Roberto Cláudio (PSB), informou que na sexta-feira 30 vai comunicar as medidas a serem tomadas contra as depredações sofridas pela Casa, informando que, primeiro, fará um levantamento dos danos.

Roberto Cláudio deixou claro respeitar os movimentos sociais e que a Assembleia continua sendo um espaço aberto, acessível e democrático de debate, porém entende haver um “fosso entre manifestação democrática e desrespeito institucional”.

 Fonte: DN

Leave a Reply

setembro 2011
S T Q Q S S D
« ago   out »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930