Meruoca terá plano diretor voltado para o turismo ecológico

         

Serra da Meruoca é Área de Proteção Ambiental (APA) e tem grande potencial turístico. Foto - Alcides Mota

Bonita por natureza, a Serra da Meruoca finalmente terá um Plano Diretor para ser aplicado ao Turismo Ecológico. O plano está sendo montado por técnicos do Sebrae-Zona Norte. Eles trabalham a quatro mãos com a Prefeitura de Meruoca, Câmara Municipal e investidores para iniciar em 2012.

          O Planejamento Estratégico do Turismo no Município da Meruoca começou a ser pensado em 2009, mas em dois anos pouco avançou. “Após, elaboração do diagnóstico, onde verificou-se pontes fortes e fracos, ameaças e oportunidades, surgiram algumas temáticas para se trabalhar as ações mediante as necessidades encontradas”, informa o analista técnico do Sebrae-Sobral, Tomaz Machado do Carmo.

            As temáticas escolhidas pelo grupo gestor, que vai gerir o turismo de Meruoca são: associativismo; meio ambiente; marketing turístico; infraestruturas pública e privada; e capacitação. Este grupo gestor é liderado pelo prefeito Francisco Antônio Fonteles, pela secretária de Turismo, Ana Carina Oliveira Santos, e tem a participação dos investidores Paulo Emílio de Andrade Aguiar, Expedito Pontes, Edivaldo Boto e Reinaldo Guimarães Carneiro.
            O Plano tem um horizonte para 2012/2014. No próximo dia 13 de novembro, data de aniversário de emancipação de 126 anos da cidade, ele será apresentado, em solenidade, no Centro de Eventos. Tomaz Machado destaca que em função da revitalização deste plano, que teve princípio, em 2009, este novo momento já começa com uma capacitação sobre Atendimento ao Cliente. Esta capacitação será ofertada aos empreendedores pelo Sebrae/Escritório de Sobral em parceria com a Prefeitura e Câmara de Vereadores.

               O curso acontecerá, no Centro de Eventos da Meruoca, de 7 a 10 de novembro, de 19 às 22 h. Durante o período diurno o instrutor contratado pelo Sebrae fará visitas “in loco” às empresas participantes, visando complementar o trabalho de consultoria. No domingo, 13 de novembro, serão entregues os diplomas dos participantes desta primeira capacitação.
            Tomaz Machado, como gestor do território da Zona Norte do Sebrae, afirma que o Plano é uma oportunidade para aproveitar o potencial turístico da Meruoca. Segundo ele, além disso, o Plano vai aproveitar o capital intelectual dos investidores, somando a isto a boa intenção da política pública municipal. “O resultado do novo Plano é acelerar o desenvolvimento do território turístico de Meruoca”.

Fonte:DN

Leave a Reply

outubro 2011
S T Q Q S S D
« set   nov »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31