Padre João Frota receberá Prêmio Direitos Humanos

Padre João Batista Frota, da Paróquia de N.S. do Patrocínio, em Sobral. Foto - Arquivo

Na edição 2011 do Prêmio Direitos Humanos, que é concedido pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, um dos homenageados será o padre João Batista Frota, da Paróquia de Nossa Senhora do Patrocínio, em Sobral, zona Norte do Ceará.

A solenidade de entrega do Prêmio acontecerá no dia 9 de dezembro, em Brasília, com a presença da presidente Dilma Rousseff, quando serão conhecidos todos os agraciados. A data marca o ponto alto das comemorações da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

O Prêmio tem 17 anos de criação e é composto por uma escultura e um certificado, sendo concedido pelo Governo Federal a pessoas e organizações cujos trabalhos na área dos Direitos Humanos sejam merecedores de reconhecimento e destaque por toda a sociedade. São postas em concorrência 21 categorias.

Padre João Batista concorreu na categoria Enfrentamento à Pobreza, compreendendo a atuação relacionada à garantia dos direitos econômicos e sociais consignados por pactos internacionais, bem como ações na área de combate à fome e segurança alimentar.

As Práticas que levaram  o padre  João a ser agraciado com o Prêmio de Direitos Humanos, foram o Projeto Cabra Nossa de Cada Dia e a ONG Construtores da Paz, iniciativas do sacerdote que têm contriubuído para a melhoria de vida das comunidades de Sobral.

Ao longo de 17 anos de existência do Prêmio, já foram agraciados: Herbert de Souza, o Betinho; o cardeal emérito de São Paulo, dom Paulo Evaristo Arns; a novelista Glória Perez; o padre Júlio Lancelotti; ex-ministro da Justiça, José Gregori; Milton Santos; Central Única de Favelas; Fórum em Defesa dos Direitos Indígenas; Comissão Pastoral da Terra; Aldeias Infantis SOS Brasil – Amazonas; Grupo Cultural AfroReggae; e Articulação no Semiárido Brasileiro, dentre outros.

 

Leave a Reply

novembro 2011
S T Q Q S S D
« out   dez »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930