Obras de infraestrutura movimentam o turismo no Ceará

             

A expectativa da chegada de 975 mil visitantes nesta alta estação anima o setor do turismo do Ceará. Foto - Divulgação

A expectativa da chegada de 975 mil visitantes nesta alta estação anima o setor do turismo que tem sido um dos principais vetores econômicos do Estado do Ceará. Somente no período de dezembro 2011 a fevereiro 2012, a renda gerada na cadeia produtiva do segmento deve ser de R$ 2.474,06 milhões. A expectativa é que a demanda hoteleira gire em torno de 80% e, em alguns hotéis, principalmente nos últimos dias do ano, esse número atingiu os 100%.

           Apesar de uma das estratégias da Secretaria do Turismo do Estado (Setur) ter sido investir em promoção do destino – nenhum Estado em toda a história investiu tanto como nestes últimos quatro anos, segundo dados da Setur -, para o secretário da pasta, Bismarck Maia, isso só não basta. “Não basta só falar dos atrativos naturais que temos, dizer que temos sol o ano inteiro, que a comida é boa, praias maravilhosas, que as nossas águas são mornas, que nossa gente é boa, generosa e hospitaleira. Tínhamos que fazer muito mais”, ressalta o Secretário.

             A Setur já contabiliza várias obras concluídas. Desde o ano passado, estão sendo duplicadas estradas turísticas; realizados esgotamentos sanitários e construídos sistemas de abastecimento de água, tanto no Litoral Leste quanto no Oeste; restaurados equipamentos históricos; construídos aeroportos etc. Além disso, já foi iniciada a construção da primeira etapa do Acquário Ceará (referente à estrutura básica do equipamento), e dado o pontapé inicial para a segunda fase, com a realização de audiências públicas que viabilizarão o recebimento da Licença Prévia (LP) e posterior obtenção da Licença de Instalação (LI) para dar início a segunda etapa da obra.

           Em ritmo de obras aceleradas estão o novo Centro de Eventos do Ceará (CEC), que conta com mais de 90% das construções físicas concluídas, e os acessos, com 78% dos serviços executados. Ambas as construções devem ser entregues até abril de 2012.

        Outros dois empreendimentos destinados ao turismo de eventos é o Centro de Convenções do Cariri, construído às margens da CE-292 (na ligação entre Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha), e o Centro de Convenções de Iguatu, localizado na Avenida Perimetral com Avenida Martins Soares Moreno. O primeiro deles, que já está com suas obras físicas concluídas, recebeu um auditório com capacidade para abrigar 600 pessoas, e outros três com 160 lugares cada. Aguardando apenas a implantação da mobília, ar-condicionados e sistemas de ventilação, e realização de serviços elétricos e paisagísticos, o equipamento deverá ser entregue em 2012. Já o equipamento implantado no município de Iguatu, está com 40% dos serviços executados.

 Fonte: Assessoria de Comunicação da Setur

 

Leave a Reply

dezembro 2011
S T Q Q S S D
« nov   jan »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031