Sobral deve ganhar Região Metropolitana com 18 cidades

              

Sobral ocupa o terceiro lugar no ranking do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado. Fotos - Divulgação

Assim que voltarem do recesso parlamentar, que termina no dia 2 de fevereiro, deputados estaduais cearenses devem votar a proposta de criação da Região Metropolitana de Sobral (RMS). Principal município da região Norte e uma das cidades com maior potencial econômico do Ceará, Sobral ocupa o terceiro lugar no ranking do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado.

Deputados Professor Teodoro (Foto) e Antônio Carlos são os autores do projeto de lei que cria a RMS.

Composta pelos municípios de Sobral, Massapê, Senador Sá, Uruoca, Santana do Acaraú, Forquilha, Coreaú, Moraújo, Groaíras, Reriutaba, Varjota, Cariré, Pacujá, Graça, Frecheirinha, Miraíma, Meruoca e Alcântaras, a Região Metropolitana de Sobral, de acordo com a proposta, será estratégica para integrar a organização, o planejamento e a execução de serviços públicos de interesse comum desses municípios.

                  Será o caso das políticas públicas voltadas para o desenvolvimento econômico e social da Região, com ênfase na produção e na geração de emprego e distribuição de renda, e para a infra-estrutura econômica, que abrange comunicações, terminais, rodovias, trânsito, transportes, distribuição de água, esgotamento sanitário e destinação final do lixo.

                  Ainda deverão fazer parte da execução e do planejamento dos serviços públicos de interesse comum desses municípios a política da oferta habitacional, educação, saúde e segurança pública.

 Projeto de lei

                 A proposta de criação da RMS foi apresenta desde a legislatura passada pelo deputado estadual Professor Teodoro (PSD) e foi aprovada, à época, apenas como projeto de indicação. Agora, a expectativa é de que a proposta, de autoria do professor e do líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado estadual Antônio Carlos (PT), seja aprovada como projeto de lei. “Sobral vive uma prosperidade muito grande e já tem grau de desenvolvimento econômico suficiente para se transformar em Região Metropolitana. A criação dela não só reconhece a organização da cidade, como também vai possibilitar que o município receba do Ministério das Cidades recursos previstos para esse tipo de região”, explica Teodoro.

            Segundo o parlamentar, a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), cuja sede é em Sobral, recebe diariamente 10 mil alunos por dia de 40 municípios vizinhos, assim como a Santa Casa de Misericórdia atende pacientes de toda a região Norte do Estado. “Num primeiro momento, com a criação da região, Sobral iria ser o mais beneficiado financeiramente, mas, com o tempo, o desenvolvimento se expandiria para outros municípios”, pontua o parlamentar.

ENTENDA A NOTÍCIA

             Deputados estaduais que apresentaram a proposta de criação da RMS apostam no desenvolvimento dos municípios e na melhoria dos serviços públicos, como ocorreu na Região Cariri, após criação de sua RM. 

 Fonte: Jornal O POVO, edição de 27 /01/2012

Leave a Reply

janeiro 2012
S T Q Q S S D
« dez   fev »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031