Governador inaugura Escola de Ensino Médio em Forquilha

               

Solenidade reuniu diversas autoridades em Forquilha. Foto - Divulgação

A preparação de jovens comprometidos com o futuro da sociedade é o principal objetivo de uma política voltada para a educação. Na noite de sábado 25, o governador Cid Gomes deu mais um exemplo do compromisso do Governo do Ceará com a educação. Em Forquilha, na zona Norte, ele inaugurou a Escola Estadual de Ensino Médio Elza Goersch. O Governador aproveitou a ocasião para anunciar a construção de uma Escola Estadual de Ensino Profissionalizante (EEEP) no município. “Sou eternamente grato à Forquilha e essa é mais uma demonstração do meu agradecimento”, afirmou Cid.

            A unidade inaugurada já funcionava em um prédio antigo cedido pelo Estado. O nome da escola é uma homenagem à professora Elza Goersch. Com esta, já são 132 escolas inauguradas em cinco anos de governo. “Construir uma escola é muito difícil, 132 nesse período é mais ainda. Mas o mais difícil é o que estamos conseguindo fazer, que é dar uma educação de qualidade aos jovens cearenses”, afirmou o chefe do gabinete do Governador, Ivo Gomes.

               Para a secretária da Educação Izolda Cela, a escola deve ser uma casa acolhedora, um espaço gerador de paz, além de educação. “É a liderança política do governador Cid Gomes que permite que grandes empreendimentos como esse possam acontecer na área da educação”, destacou a secretária.

              O deputado Professor Teodoro destacou as ações que o Governo do Estado vem realizando na área da educação; e enfatizou que com esta nova Escola de Ensino Médio, os jovens de Forquilha ganham uma unidade escolar com a mesma estrutura das construídas em outras cidades do Ceará na gestão do governador Cid Gomes.

O prefeito Edmundo Rodrigues  destacou a construção da Escola Elza Goersch como uma grande conquista do Município, com investimentos oriundos do Tesouro Estadual no valor de R$ 3.654.919,58. Ele disse que a nova escola, onde já estão matriculados 1.521 alunos, funcionará nos três turnos, com 12 salas de aula, além de laboratórios de química, física e biologia, biblioteca, sala de vídeo e informática,  dependências administrativas, ginásio poliesportivo e um anfiteatro.

A obra foi acompanhada pela Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), por meio do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE). O novo estabelecimento está sob a jurisdição da 6ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede), sediada em Sobral, e sob a administração do diretor Raimundo Nonato.

Solenidade

      O governador Cid Gomes foi recebido pelo prefeito Edmundo Rodrigues, o ex-prefeito José Antônio Dias Carneiro e outras autoridades de Forquilha. Participaram da comitiva do Governador a secretária Izolda Cela, da Educação, o Chefe de Gabinete, deputado licenciado Ivo Gomes, o ministro dos Portos, Leônidas Cristino e o deputado estadual Professor Teodoro.

Também prestigiaram a solenidade a orientadora da 6ª Crede, Valdízia Bezerra; os prefeitos Clodoveu Arruda (Sobral), Oswaldo Lemos (Reriutaba), Antônio Martins (Cariré), vereadores, secretários municipais e outras autoridades da zona Norte do Estado.

A homenageada

         Elza Goersch Andrade nasceu em 22 de fevereiro de 1936, em Fortaleza, filha de Jorge Goersch e Benedita Maia Goersch. Em 1950 mudou-se para Sobral, onde casou-se com José Jeová Andrade, com quem teve 10 filhos. Elza recebeu diploma de normalista no Colégio Sant´Ana em 1957. Graduou-se em Letras (1975) e Pedagogia em Administração Escolar em 1978, na universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Como pedagoga, trabalhou nas Escolas: Ribeiro Ramos, José da Mata e na Escola da Fazenda Vencedora.

             No ano de 1970 foi convidada para assumir a Diretoria da Escola de 1º Grau de Forquilha, onde permaneceu até 1986, hoje Escola Elza Goersch.

 

 

Leave a Reply

Fevereiro 2012
S T Q Q S S D
« jan   mar »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
272829