Secretário Mauro Filho faz palestra sobre tributação

Palestra do secretário Mauro Benevides Filho no Auditório Central da UVA. Fotos - Divulgação

“Tributação no Brasil: origens, excessos e suas aplicações”. Este foi o tema da palestra do secretário da Fazenda do Ceará, Mauro Benevides Filho, na noite de terça-feira 29 no Auditório Central da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), no campus Betânia, em Sobral. O evento foi organizado pelo Centro Acadêmico e a Coordenadoria do Curso de Ciências Contábeis para comemorar o Dia Nacional do Respeito ao Contribuinte (25 de maio).

O secretário Mauro Benevides Filho falou sobre a carga tributária no Brasil, a crise econômica mundial e seus reflexos na economia do país. Também abordou o Ceará na conjuntura nacional, ressaltando que o Estado tem o quarto maior percentual de aplicação de recursos arrecadados, perdendo apenas para São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

O Secretário ressaltou que a arrecadação é uma forma de aumentar o investimento no Estado; e apresentou explicações sobre a Nota Fiscal Eletrônica; a diminuição de alíquotas do ICMS em diversos produtos, com destaque para a área de informática; e a utilização de scanners de carga na fiscalização de tributos.

Participação

 Durante a palestra o secretário Mauro Benevides Filho fez perguntas e respondeu a vários questionamentos, interagindo com o público formado por estudantes dos cursos de Ciências Contábeis, Direito e Administração da UVA e de outras instituições; empresários, contadores, professores, representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e da Associação Comercial e Industrial.

 Na composição da mesa dos trabalhos, estiveram presentes a pró-reitora de Ensino de Graduação, Márcia Morais de Melo, que representou o reitor Antonio Colaço Martins; o diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Manoel de Castro Carneiro Neto; a coordenadora do Curso de Ciências Contábeis, Kércia Maria de Sá Morais; o secretário da Tecnologia e Desenvolvimento Econômico de Sobral, Pedro Aurélio Ferreira Aragão;  o delegado do Conselho Regional de Contabilidade, Tarcísio Bezerra; e o presidente do Centro Acadêmico de Ciências Contábeis, Manoel Justino de Paiva Neto.

Leave a Reply

Maio 2012
S T Q Q S S D
« abr   jun »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031