Parque de Exposições de Sobral preparado para a Exponorte

              

A Exponorte é uma tradição que completa 50 anos em Sobral. Foto - Arquivo

A mais tradicional exposição agropecuária da Região Norte do Ceará começa neste sábado (30), às 19 horas, no Parque de Exposições João Passos Dias, em Sobral.  O evento, que segue até o dia 8 de julho, terá um vasta programação com diversas atrações. Além disso, os visitantes poderão conhecer os stands onde são comercializados produtos da agricultura familiar, as barracas com comida regional, a arena de leilões, além dos galpões com baias de exposição. São oito galpões para exposição de bovinos, oito para ovinos e caprinos e um galpão para equinos e suínos.

          A Exponorte 2012 conta também com exposição e julgamento de animais, concurso leiteiro, leilões especializados, vaquejada, mini-cursos e seminários setoriais. Está confirmada a exposição de cavalos das raças pardo suíço, gessei e pôneis. A previsão é que 80 mil pessoas circulem pelo parque durante o evento.

             A Exponorte é coordenada pela Associação dos Criadores da Zona Norte do Estado do Ceará (ACNEC) e é organizada por um comitê gestor formado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), SEBRAE, Ematerce, Instituto Agropolos, além de outros órgãos como instituições de ensino públicas e privadas. Tem como público-alvo produtores rurais, empresários, estudantes, agricultores familiares e a comunidade em geral. A principal meta é reunir criadores e produtores rurais e instituições de ensino técnico superior e de difusão e comercialização de tecnologias inovadoras, comercialização de máquinas e equipamentos agrícolas, apresentação de novas raças e tipos e animais.

            Segundo o presidente da ACNEC, José Pinto, a expectativa de negócios para este ano é positiva. “Nós estamos otimistas com os negócios que serão gerados principalmente pela agricultura familiar. Isso porque foi liberado o crédito emergencial do Governo Federal para que esses produtores adquiram animais”, destacou.

            Para a secretária de Agricultura de Sobral, Luiza Barreto, “a pecuária é uma atividade com forte presença no meio rural da região gerando emprego e renda, e a preservação dessa tradição e o fortalecimento do setor primário da região é a motivação primordial da Exponorte”, afirmou.

           O secretário do Desenvolvimento Agrário destaca que a Expornorte é a oportunidade para a valorizar o setor agropecuário. “Poderá haver comercialização de animais e tecnologias de melhoramento genético. Nessas exposições temos a oportunidade de apresentar aos outros estados os diferenciais do nosso rebanho”, destacou o secretário.

 Fonte: Assessoria de Comunicação da SDA

Leave a Reply

junho 2012
S T Q Q S S D
« maio   jul »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930