UVA realiza I Colóquio de Filosofia da Religião

Professor Renato Oliveira, bispo dom Odelir, prof. Israel Brandão, capelão Gerson Pires e prof. Glaudenir Maia. Foto - Hudson Costa

O I Colóquio de Filosofia da Religião, realizado nos dias 22 e 23 de agosto, apresentou como temática central “Razão Filosofia e Fé Religiosa: pontos e contrapontos”. A programação ocorreu no Auditório Central da Universidade Estadual Vale do Acaraú, no campus Betânia, com expressiva participação de alunos e professores dos Cursos de Filosofia, Letras e Pedagogia, bem como representantes da Igreja e de outras instituições. A organização foi do Grupo de Pesquisa em Filosofia da Religião (Gerphir). A palestra de encerramento foi do professor doutor Manfredo Araújo de Oliveira, da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Na solenidade de abertura do I Colóquio de Filosofia da Religião, na manhã de quarta-feira, 22, a mesa dos trabalhos foi formada pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Israel Rocha Brandão, que representou o reitor, professor Antonio Colaço Martins; o bispo diocesano de Sobral, dom Odelir José Magri; o capelão das Faculdades INTA, Gerson Pires; o diretor do Gerphir e do Centro de Filosofia, Letras e Educação, professor Antonio Glaudenir Maia Brasil e o coordenador do curso de Filosofia da UVA, professor Renato Almeida de Oliveira.

Durante o Colóquio ocorreram mesas temáticas e conferências. A primeira conferência, na manhã de quarta-feira 22 foi com o professor doutor padre Francisco Evaristo Marcos (FCF) com o título “Teocentrismo e Antropocentrismo em Agostinho de Hipona: bases antropológico-filosófico-religiosas do acesso a Deus”. Na etapa seguinte, durante a noite, o professor doutor. Eduardo Ferreira Chagas (UFC) abordou o tema “O problema da religião em Feuerbach e Marx”.

 No dia 23 foi desenvolvida a seguinte programação: pela manhã, mesa temática “A proposta moderna de uma religião natural”, com os professores mestres José Edmar Lima Filho (Da moral à religião em Immanuel Kant), Marcos Fábio Alexandre Nicolau (O conceito de religião em G. W. F. Hegel) e Geovani Paulino Oliveira (A problemática da religião em Kierkegaard), do Gephir/UVA.

 A segunda mesa temática sobre a religião entre modernos e pós-modernos teve a participação do padre Jairo Ribeiro Linhares (A religião no contexto da pós-modernidade: D. Bonhöeffer e G. Vattimo), da Diocese de Sobral; do professor mestre Renato Almeida de Oliveira (A questão da religião no movimento neohegeliano) e do professor doutor Francisco Rômulo Alves Diniz (Habermas sobre Kant: interpretações sobre a filosofia da religião), do Gephir/UVA.

A conferência de encerramento, às 19h, foi do professor doutor Manfredo Araújo de Oliveira (UFC), sobre o papel da religião na sociedade da modernidade tardia.

Fonte: Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA

 

Leave a Reply

agosto 2012
S T Q Q S S D
« jul   set »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031