Realizado em São Luís o 52º Fórum Nacional de Reitores

Solenidade de abertura do Fórum de Reitores. Fotos - Divulgação

Com o tema “O desafio das universidades brasileiras: formação de pessoal para atuar nas novas áreas de desenvolvimento do país”, foi realizado, no período de 17 a 20 de abril, em São Luís, Maranhão, o 52º Fórum Nacional de Reitores, promovido pela Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) e a Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

Reitora da UVA, Palmira Soares e o ex-reitor, Antonio Colaço Martins.

O evento reuniu reitores e outros dirigentes das 40 universidades públicas, que hoje a integram a Abruem.  A Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), que tem sede em Sobral, Ceará, foi representada pela reitora em exercício, professora Maria Palmira Soares de Mesquita, que participou de toda a programação.

Debate da Frente Parlamentar marcou o Fórum de Reitores.

Durante a cerimônia de abertura, dia 17, às 20h, no Pestana São Luis Resort Hotel, foi realizada uma sessão de homenagens, com a entrega de diplomas para os associados da Abruem que já concluíram seus mandatos. Entre os homenageados, o ex-reitor da UVA, professor Antonio Colaço Martins, recebeu medalha e diploma em reconhecimento ao trabalho realizado durante sete anos na instituição.

Participaram da solenidade, dentre outras autoridades, o presidente da Abruem e reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), João Carlos Gomes; o reitor da Uema, José Augusto Silva Oliveira; o secretário de Estado da Ciência e Tecnologia, José Ferreira Costa, representando a governadora Roseana Sarney; a deputada estadual, Francisca Primo, representando a Assembleia Legislativa do Maranhão; o secretário de Estado da Educação, Pedro Fernandes; e o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Francisco Gonçalves, representando o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior.

Frente Parlamentar

 Em uma iniciativa da Abruem, a Câmara dos Deputados instalou, no dia 6 de março deste ano, a Frente Parlamentar Mista em Defesa das Universidades Estaduais e Municipais, tema discutido na mesa de encerramento Fórum. Participaram dos debates os senadores Inácio Arruda (PC do B-CE), Edison Lobão Filho (PMDB – MA); os deputados federais Cleber Verde (PRB – MA), Waldir Maranhão (PP – MA), Sétimo Waquim (PMDB – MA) e Lourival Mendes (PT do B – MA); bem como a vereadora Rose Sales e os reitores João Carlos Gomes, presidente da Abruem, e José Augusto Oliveira, da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

Um dos objetivos da Frente é assegurar recursos a partir de 2014 para as Universidades Estaduais e Municipais, que somam 43% do total de alunos matriculados no ensino superior público no Brasil.

Confraternização

 

O vice-governador Washington Luís Oliveira recebeu, na noite de 18 de abril, na casa de veraneio do Governo do Estado, na Praia Ponta D’Areia, a comitiva de reitores. Durante a solenidade, que contou com aproximadamente 200 pessoas convidadas, o presidente da Abruem, João Carlos Gomes. entregou ao vive-governador uma medalha de homenagem e, em seguida, agradeceu a hospitalidade.  Para abrilhantar a cerimônia, todos participaram de uma apresentação do Boi Barrica que, além de cantar suas belas canções, apresentou brincadeiras folclóricas, genuinamente maranhenses.

Fonte: Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA

Leave a Reply

Abril 2013
S T Q Q S S D
« mar   maio »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930