Câmara de Sobral debate Sistema Integrado de Transporte

Prefeito Clodoveu Arruda na Câmara Municipal de Sobral. Fotos - Divulgação

A Câmara Municipal de Sobral recebeu, na sessão de terça-feira, 25, o prefeito Clodoveu Arruda que apresentou o projeto do novo Sistema Integrado de Transporte Coletivo (Sitrans). O presidente da Casa, vereador Itamar Ribeiro, apresentou boas-vindas ao Prefeito, vice-prefeito Carlos Hilton Soares e secretários. Enfatizou, ainda, a importância do debate com a participação de todos os vereadores.

Sessão foi das mais movimentadas.

O prefeito Clodoveu Arruda explicou que a proposta do Sitrans é criar uma integração direta com o atendimento que será oferecido pelo VLT, com sincronização de horários, o que vai permitir que o passageiro pague apenas uma passagem ao se deslocar usando as duas conduções.

O VLT cobrirá duas linhas (norte e sul), num total de 13,2km de extensão, com cinco Veículos Leves Sobre Trilhos, com dois vagões, cada (com capacidade máxima de 100 pessoas por vagão), percorrendo 12 estações de integração. Os midiônibus vão complementar esse atendimento, com nove linhas entre os bairros e três linhas circulares percorrendo o Centro, passando por 12 estações.

Serão 26 carros (dois reservas) com capacidade para 30 passageiros, cada; seguindo o modelo adequado de atendimento à população, conforme o resultado apresentado dos estudos de locomoção urbana, que levaram em consideração, entre outros fatores, a demanda pelo transporte coletivo e os itinerários, com tempo de viagem compatível com o VLT (15 minutos).
O prefeito Clodoveu Arruda apresentou o mapeamento com toda a extensão do serviço a ser oferecido na cidade e a estimativa de demanda pelo novo Sistrans, que prevê acréscimo de 20%, em um ano de funcionamento, com seis mil passageiros por dia.

O custo de implantação do Sitrans tem orçamento de cerca de R$ 25.638,00, incluídos a frota de veículos, abrigos, urbanização do entorno das estações, quatro terminais nos bairros e sinalização.

Fonte: Blog de Sobral

Leave a Reply

junho 2013
S T Q Q S S D
« maio   jul »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930