Começa a Campanha de Vacinação contra o Sarampo

A campanha tem início na cidade de Fortaleza. Foto - Divulgação

Começa nesta segunda-feira (27), nos postos de saúde, a campanha de vacinação contra sarampo em crianças de seis meses a menores de cinco anos. A campanha começa por Fortaleza, onde surgiram os primeiros casos, depois de 15 anos sem registro da doença no Estado. O dia “D” da campanha será no sábado, 1º de fevereiro, com a vacinação ampliada para os postos de saúde dos 14 municípios da Região Metropolitana: Caucaia, Maracanaú, Maranguape, Aquiraz, Eusébio, Pacajus, Horizonte, Pacatuba, Cascavel, Chorozinho, Guaiúba, São Gonçalo do Amarante, Itaitinga e Pindoretama.

De acordo com o boletim epidemiológico, elaborado e divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado, no final da tarde desta sexta-feira, 24 de janeiro, há 10 casos confirmados de sarampo do total de 75 casos que foram notificados entre o dia 1 º ao dia 24 de janeiro. São casos de pacientes de Fortaleza. Há 10 casos suspeitos em investigação. Por critérios clínicos e exames laboratoriais os outros 55 foram descartados. Não deram positivo para sarampo.

Na campanha de vacinação, as crianças receberão a vacina tríplice viral, que também protege contra rubéola e caxumba, e faz parte do calendário básico da vacinação. A expectativa é imunizar 160.551 crianças só em Fortaleza. Incluindo os 14 municípios da Região Metropolitana, a expectativa aumenta para 246.036 crianças vacinadas. Os pais ou responsáveis não podem esquecer de levar aos postos os cartões de vacinação das crianças.

Os casos confirmados em Fortaleza apresentaram o vírus do sarampo do genótipo D8, um tipo viral que está circulando em países como a Inglaterra, Estados Unidos, Canadá e China, onde há uma elevada incidência da doença. No Brasil, os vizinhos estados de Pernambuco e Paraíba e os estados de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina também estão com registros de casos. A entrada de estrangeiros facilita a transmissão entre os territórios. Desde 1999, o Ceará não registrava casos autóctones, com transmissão ocorrida dentro do território. Por isso, é importante manter o calendário de vacinação sempre atualizado. A vacina protege, com eficácia de 97%.

O QUE É SARAMPO

Doença infecciosa aguda, causada por vírus. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa através das secreções respiratórias, como gotículas expelidas ao tossir, falar ou respirar. O período de incubação é, geralmente, de 10 dias, desde a data da exposição até o aparecimento da febre, e cerca de 14 dias até o início do exantema (manchas vermelhas em todo o corpo)

SINTOMAS E SINAIS

Febre alta, acima de 38,5ºC, exantema generalizado, tosse, coriza,conjuntivite. As complicações mais comuns aos pacientes são pneumonia, otite, doenças diarreicas e neurológicas.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Sesa

Leave a Reply

janeiro 2014
S T Q Q S S D
« dez   fev »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031