Artesãos do Litoral Oeste expõem trabalhos em Paracuru

Trabalhos produzidos por artesãos de Paracuru . Foto - Divulgação

Eles vivem onde muitos sonham em passar os fins de semana ou as merecidas férias. São nascidos e criados em cidades que abrigam praias paradisíacas do Litoral Oeste do Ceará. Nos encantos naturais das praias de Paracuru, Taíba, Lagoinha, entre outras, os artesãos têm inspiração para seus trabalhos, que vão de bordados a peças confeccionadas com escamas de cumurupim ou quenga de coco.

No próximo fim de semana, sexta e sábado (30 e 31 de maio), na Praça de Eventos, a  partir das 18 h, grupos de artesãos se encontram em Paracuru por ocasião do Litoral Feito à Mão, na  Feira de Artesanato Regional que contará com trabalhos produzidos em Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Paracuru, Paraipaba e Trairi.

Entre os expositores, distribuídos em 16 estandes, vão estar artesãos e grupos de artesãos como:  GCAP (Grupo das Costureiras e Artesãs de Paracuru), ACAP (Associação do Centro de Artesanato de Paracuru),ARTFIO (grupo de São Gonçalo do Amarante), KAA Bacana e o grupo Arte e Flor (ambos de Caucaia), ARTECAN, AGRUPART e grupo de Guajirú (de Trairí), Renascer das Artes e artesãos de Lagoinha (Paraipaba), e um grupo de artesãs de Aroeira (zona rural de Pentecoste), que não é do litoral, mas participa do projeto como grupo convidado.

Em exposição, bordado, fuxico, crochê, rechilieu, trabalhos em cerâmica e pintados à mão, peças de algas marinhas, escamas de camurupim, quenga de coco, entre outros artigos cujas produções são tradicionais em cada cidade. Com esse material produzem artigos de decoração como lustres e esculturas, objetos de uso doméstico, como  toalhas e caminhos de mesa, porta guardanapos, peças roupas, bijuterias, entre outros artigos.

Leave a Reply

maio 2014
S T Q Q S S D
« abr   jun »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031