Sobral participa da 12ª Semana Nacional de Museus

Exposição no Museu Dom José prossegue até 5 de junho. Foto - Divulgação

O Museu Dom José, pertencente à Diocese de Sobral e administrado pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), participou da 12ª Semana de Museus, de 13 a 17 de maio, com programação que constou da Exposição Fotográfica Museus Criam Conexões: Tempos e Espaços Diversificados, visitas gratuitas e monitoradas, palestras e atividades culturais. “Atingindo um público de 600 pessoas no total, compartilhamos o entusiasmo que anima 1.337 museus e outras instituições culturais no Brasil com atividades museológicas e, de modo especial em Sobral, durante a Semana Nacional de Museus 2014”, disse a diretora, professora Giovana Saboya Mont`Alverne.

A Exposição Fotográfica Museus Criam Conexões: Tempos e Espaços Diversificados enfoca a multiplicidade das conexões simbólicas e tecnológicas do passado e do presente, destacadas na arquitetura sobralense, nos prédios demolidos antes do tombamento pelo Patrimônio Histórico Nacional (1999) e a sua utilização atual. A Exposição foi aberta no dia 13 de maio e prossegue até 5 de junho. A UVA foi representada pela vice-reitora, professora Izabelle Mont`Alverne Napoleão Albuquerque e a professora Germelina Parente.

A diretora do Museu Dom José, professora Giovana Saboya Mont`Alverne, destacou o grande número de visitantes de Sobral e outras cidades da região Norte. A Exposição foi visitada, durante a Semana de Museus, por estudantes de vários colégios e pessoas da comunidade local, com destaque para o Colégio Sobralense de Tempo Integral, Escola Padre Osvaldo Chaves, Escola Netinha Castelo, Centro de Educação Infantil (CEI) Maria José Carneiro, Escola Professor Arruda, Escola Lysia Pimentel Gomes e Escola Coração de Jesus. De Fortaleza, estiveram presentes alunos do Curso de Turismo do Instituto Federal do Ceará (IFCE).

Na 12ª Semana de Museus também foram realizadas duas palestras sobre a Coleção de Fósseis do Museu Dom José, ministradas pela professora Somália Viana, uma no próprio Museu e outra no Centro de Ciências Humanas (CCH), no campus Junco, da UVA. Na ocasião, foi apresentado o documentário sobre o Museu Dom José: Ações Educativas e Culturais, com palestra sobre a importância dos museus na contemporaneidade e as conexões que estabelecem entre passado e presente, pela professora Giovana Saboya Mont`Alverne, com um público de 120 alunos, professores Dênis Melo, Regina Raick, Osmar Fonteles, Chrislene Santos, Agenor Soares Junior e Josefa Nunes.

A programação teve, ainda, a participação do Grupo de Educadores Sociais Brinquedistas, da Prefeitura de Sobral, com atividades lúdicas e interativas para alunos da Escola Padre Osvaldo Chaves.  No encerramento, a Cia. Boneco de Pano, de Márcio Tibúrcio, fez apresentação de arte cênica com o tema ligado à museologia.

Para a professora Giovana Saboya Mont´Alverne, “o Museu Dom José promoveu, assim, a revitalização no campo museal cearense e a democratização das artes na comunidade regional em comemoração ao Dia Internacional de Museus, 18 de Maio”.

Exposição itinerante

A Exposição Fotográfica Museus Criam Conexões: Tempos e Espaços Diversificados será apresentada, durante os meses de junho e julho, na UVA, no SESC e na Casa da Cultura, tendo como objetivo reforçar a educação patrimonial e a valorização do patrimônio cultural de Sobral.

Leave a Reply

maio 2014
S T Q Q S S D
« abr   jun »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031