Natal com fé, arte,cultura e solidariedade em Fortaleza
O clima de Natal espalha luzes e cores pela cidade e também acende esperanças por um mundo mais humano e fraterno. Nem tudo é corre-corre para compras e consumo. Em Fortaleza, diversas iniciativas colaboram para um Natal com mais arte, solidariedade e amor incondicional. Quem deseja ajudar o próximo, quem quer conhecer ou relembrar folguedos populares do ciclo natalino
No Benfica, o programa de extensão Brincantes Cordão do Caroá, da Universidade Federal do Ceará fará três apresentações no Ciclo Natalino de 2014, nos dias 24 e 26 de dezembro e 6 de janeiro de 2015, com a concentração na Reitoria da UFC. Nesta quarta-feira (24), às 18h, o reisado encenará a procura da estrela do Oriente, que anuncia a vinda do menino Jesus. No dia 26, o cortejo festejará o nascimento do menino Jesus. Para encerrar o Ciclo Natalino, os Brincantes se apresentam em 6 de janeiro de 2015, Dia de Reis. A saída será às 19h, com concentração nos jardins da Reitoria.
Caravana
Todos os anos, na noite de 24 de dezembro, centenas de pessoas divididas em cinco grupos percorrem o Centro de Fortaleza na Caravana do Natal. Criada em 1979 por um grupo de jovens espíritas, a Caravana atrai hoje pessoas de outras religiões também. Acompanhados de músicos, elas cantam, levam mensagens de fé e esperança e distribuem lanches, roupas, calçados e brinquedos para quem precisa. Qualquer pessoa pode participar da Caravana do Natal, cuja concentração começa por volta das 18h, na Praça Murilo Borges (na Rua Pedro I, entre as ruas Floriano Peixoto e Assunção). Os organizadores pedem que as pessoas compareçam vestindo camisetas brancas.
Natal de amor
No dia 25 de dezembro, quando todos estiverem usufruindo os presentes e o almoço em família, centenas de pessoas estarão se preparando para participar do evento Natal de Amor. Criado há 18 anos por um grupo de amigos, a iniciativa promove visitas a pacientes em hospitais da rede pública de Fortaleza e região metropolitana. Com música, brindes e, principalmente, muita alegria, os participantes levam esperança para pacientes e familiares. Como nos anos anteriores, a concentração será a partir das 14h, na Praça General Eduardo Correia, em frente ao Hospital Militar de Fortaleza (Av. Desembargador Moreira, 1500 – Aldeota).