Campus do IFECE de Itapipoca é entregue à comunidade

Solenidade de inauguração em Itapipoca. Fotos - Site Governo do Ceará

O município de Itapipoca, distante 140km de Fortaleza, recebeu nesta segunda, dia 26, o novo campus do Instituto Federal do Ceará (IFCE). Mais de mil pessoas, entre autoridades e membros da comunidade, acompanharam a solenidade de inauguração, que contou com as presenças do reitor do IFCE, Virgílio Araripe, do ministro da Educação, Cid Gomes, do governador do Estado, Camilo Santana, e do prefeito da cidade, Dagmauro Moreira.

 

Comitiva de autoridades durante visita guiada ao campus do IFCE

Com o campus de Itapipoca, o IFCE chega a 26 campi. Até 2016, serão entregues mais sete unidades no Ceará. E, segundo o ministro Cid Gomes, a ampliação deve continuar. “Nosso compromisso é ampliar o acesso à educação. Estão sendo implantados mais sete campi do Instituto Federal no Ceará, mas ainda há grande margem para expansão”, revelou o ministro, que esteve em sua primeira visita oficial ao Ceará após tomar posse à frente do Ministério da Educação (MEC).

Diversas autoridades participaram do evento. Foto - Divulgação

O governador Camilo Santana reforçou o discurso de Cid Gomes sobre expansão. “Precisamos garantir que nossos jovens possam ter equipamentos como esse do IFCE de Itapipoca. Já estamos conversando sobre ampliar essa rede”, comentou.

Estrutura

O campus de Itapipoca possui área construída de 4.442 m², incluindo bloco didático de dois pavimentos – com 10 laboratórios e 20 salas de aula –, bloco administrativo, auditório, biblioteca e sala de videoconferência. A estrutura abrange ainda um segundo bloco didático voltado para os cursos da área da indústria, com mais seis laboratórios, sala de aula e oficina de manutenção, bem como um ginásio poliesportivo coberto.

“É uma meta cumprida, mas ainda temos muito a fazer pela educação, que deve ser sempre prioridade”, destacou o reitor Virgílio Araripe, informando à comunidade que a unidade já oferta os cursos de Operador de Computador e Cuidador de Idoso para 50 alunas atendidas pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). As aulas, que também fazem parte do programa Mulheres Mil, vêm ocorrendo desde dezembro de 2014.

Já a oferta de cursos regulares pelo IFCE de Itapipoca, acrescenta o reitor, começará ainda no primeiro semestre de 2015, por meio das formações técnicas em Edificações e Mecânica. “Os cursos foram definidos em parceria com a comunidade, por meio de consulta”, orgulha-se Virgílio Araripe. O processo resultou na indicação de oito cursos técnicos e cinco superiores.

Além de Itapipoca, estudantes de outros municípios do Litoral Oeste e da zona norte serão beneficiados diretamente com o novo campus, tais como os de Itapajé, Irauçuba, Tururu, Uburetama, Miraíma e Amontada. Espera-se também que a área de abrangência se torne ainda maior, atendendo, inclusive, demanda do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP).

“É a oportunidade que nosso povo terá para se qualificar, evitando que jovens tenham de ir para outras cidades pata ter um curso de qualidade. São 17 municípios que fazem a região e serão atendidos pelo novo campus do IFCE”, comemorou o prefeito de Itapipoca, Dagmauro Moreira.

Fonte: Luís Carlos de Freitas – Reitoria

Leave a Reply

Janeiro 2015
S T Q Q S S D
« dez   fev »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031