A verdadeira imagem de Santa Maria Madalena

Relíquia do crânio de Santa Maria Madalena.

Relíquia do crânio de Santa Maria Madalena.

“Aquela Maria Madalena da época de Jesus?”, perguntou Cícero Moraes, 3D designer brasileiro especializado em reconstrução facial digital, vice-coordenador da Equipe Brasileira de Antropologia Forense e Odontologia Legal (Ebrafol) e integrante do grupo de pesquisas arqueológicas Arc-Team da Itália, residente em Sinop, no Mato Grosso, ao guaraciabense José Luís Lira, fundador e presidente da Academia Brasileira de Hagiologia, que lhe falou da existência do crânio de Santa Maria Madalena, em Saint-Maximin-la-Sainte-Baume, na França.

A face de Maria Madalena será apresentada para o mundo no dia 19 de julho  de 2015.

A face de Maria Madalena será apresentada no dia 19 de julho de 2015.

Santa Maria Madalena, a primeira pessoa a falar com Jesus após a ressurreição é a mesma irmã de Lázaro e Marta, personagens citados no Evangelho. Junto Maria, a Mãe de Jesus, Madalena esteve no momento da Crucificação de Jesus. Após o Pentecostes, junto com os irmãos Lázaro, Marta e outros cristãos, fogem de Jerusalém pelo mar e aportam na Provença, França. A relíquia de seu crânio é conservada em relicário na Basílica de Santa Maria Madalena, em Saint-Maximin-la-Sainte-Baume (França).

José Luís Lira forneceu os contatos do Padre Florian Racine, reitor da Basílica de Santa Maria M adalena na Fraça a Cícero Moraes que estabeleceu os primeiros contatos há 4 meses. O Padre Racine enviou a Cícero as fotos do crânio que foram usadas para a sua digitalização em 3 D. Realizado o trabalho a imagem foi enviada ao Padre Florian Racine que ficou responsável de apresentá-la ao Bispo de Fréus, França, Mons. Dominique Marie Jean Rey que, conforme os termos estabelecidos pela equipe de Cícero Moraes e o Padre Florian Racine, autorizaria ou não a divulgação do rosto de Maria Madalena.

No último domingo Cícero Moraes e José Luís Lira receberam a notícia da aprovação eclesiástica e a face de Maria Madalena será apresentada para o mundo no dia 19 de julho deste ano, no primeiro dia das festividades promovidas pela basílica em honra a Santa Maria Madalena, no “Adoratio 2015” (www.adoratio2015.com), evento no qual estarão presentes os dois pesquisadores brasileiros.

Cícero Moraes reconstituiu a face de Santo Antonio em 2014 e é um respeitado estudioso no assunto de reconstrução facial digital, professor universitário, conferencista e vice-coordenador da Equipe Brasileira de Antropologia Forense e Odontologia Legal (Ebrafol) e integrante do grupo de pesquisas arqueológicas Arc-Team da Itália.

José Luís Lira encontrou o crânio de Santa Maria Madalena descoberto por volta de 1.200 na França, relíquia reconhecida e visitada, ao longo da história, por 8 reis, 4 papas e 4 santos católicos, pelo menos, quando buscava uma relíquia da Santa, foto no relicário pequeno. Ele é hagiólogo respeitado, autor de 18 livros, advogado e professor do Curso de Direito da Universidade Estadual Vale do Acaraú, sediada em Sobral, Ceará, além de participar de diversas entidades culturais no Brasil e no exterior.

Reportagem: Diassis Lira, com informações de José Luís Lira e Cícero Moraes ( Por telefone)

Imagens: José Luis Lira e Cícero Moraes

Fonte: http://www.diassislira.com.br

Leave a Reply

fevereiro 2015
S T Q Q S S D
« jan   mar »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
232425262728