Leônidas Cristino faz homenagem à professora Maria José

Deputado Federal Leônidas Cristino. Foto - Divulgação

Deputado Federal Leônidas Cristino. Foto – Divulgação

Em pronunciamento na Câmara nesta terça-feira (dia 24), o deputado Leônidas Cristino fez homenagem à professora Maria José Santos Ferreira Gomes, falecida no dia 16, com citação do escritor Rubem Alves, exemplo de educador. “O professor não morre jamais. Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra”, afirmou.

Segundo ele, dona Mazé, ao ser interrogada pela imprensa sobre quais os pontos positivos e negativos de ser mãe de filhos dedicados à política – o ministro Cid Gomes, Ciro e o deputado Ivo – respondeu: “Não considero ruim estar perto do mundo do poder. Acredito que o que importa é ajudar os que precisam, é ter o poder para ver as pessoas crescerem e a comunidade melhorar cada vez mais. Para mim isso é sempre positivo”.

O deputado destacou que a professora era “uma educadora vocacionada, que enxergava na Educação uma oportunidade prática de transformação da sociedade. Foi assim que, quando foi secretária da Educação no Município, para além da tarefa do ensino formal curricular, uma das suas metas mais ousadas era a erradicação da pobreza em duas das comunidades mais carentes de Sobral”.

Casada com o Dr. José Euclides Ferreira Gomes, já falecido, ex-prefeito de Sobral, Dona Mazé, como era carinhosamente tratada pelos familiares e amigos, era mãe dos ex-governadores do Ceará, Ciro e Cid Gomes, atual ministro da Educação; do deputado estadual Ivo Ferreira Gomes, do executivo, engenheiro Lúcio Ferreira Gomes e da médica Lia Ferreira Gomes. Paulista de nascimento, ela adotou Sobral como sua terra, para onde se mudou ainda muito nova.

Leônidas Cristino lembrou que Dona Mazé executou um largo trabalho social, foi secretária da Educação no município e lecionou em instituições de grande tradição, responsáveis pela educação de várias gerações, como o Colégio Sant’Ana, Colégio Sobralense, Colégio Estadual Dom José Tupinambá da Frota e Faculdade de Filosofia Dom José. “Mãe de filhos destacados nos cenários políticos cearense e brasileiro, Dona Maria José sempre voltou sua atenção para os mais necessitados e a eles dedicou a maior parte do seu trabalho”, afirmou.

Flaminio Araripe

 

 

Leave a Reply

fevereiro 2015
S T Q Q S S D
« jan   mar »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
232425262728