Secretário de C&T conhece Embrapa Caprinos e Ovinos

Reunião na sede da Embrapa, em Sobral. Adilson Nóbrega

Reunião na sede da Embrapa, em Sobral. Adilson Nóbrega

O secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará, Inácio Arruda, visitou nesta terça-feira (24) a sede da Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral-CE), para conhecer resultados de pesquisa e ações de desenvolvimento voltadas para a pecuária no estado. Inácio demonstrou interesse em tecnologias desenvolvidas pela empresa, em especial na recuperação de áreas degradadas, no tratamento de resíduos da produção animal e na prestação de serviços aos produtores rurais.

“Nós poderemos ampliar parcerias para contribuir na captação de recursos em áreas que a Embrapa considerar mais importantes. Os produtos da caprinocultura e da ovinocultura têm grande mercado no país inteiro, um filão imenso em que vemos muitas oportunidades”, destacou o secretário, que também mencionou a possibilidade de intensificar trabalhos de inovação tecnológica, envolvendo diretamente criadores no estado. “A Embrapa tem sucesso por sua capacidade de integrar os produtores no processo de inovação e alavancar negócios”, afirmou ele.

A apresentação da Embrapa Caprinos e Ovinos foi conduzida pelo chefe-geral da Unidade, Evandro Holanda, e por integrantes das equipes de Pesquisa & Desenvolvimento e de Transferência de Tecnologia, com destaque para as inovações em produção animal no semiárido. O secretário conheceu laboratórios do Núcleo de Bioeficiência para Produção Animal na Caatinga e Semiárido, que integra pesquisas em nutrição animal, solos, forragicultura, respirometria e eficiência alimentar dos animais. Lá, viu o uso do equipamento de Fnirs (espectroscopia de infravermelho próximo) para observação de fezes de animais, com objetivo de avaliar a alimentação de rebanhos e fornecer informações a técnicos e produtores que ajudem na composição de dietas para os animais, no formato de um futuro serviço de assessoria nutricional.

Inácio Arruda também ressaltou o interesse na pesquisa, em andamento, de recuperação de áreas degradadas, conduzida pela Embrapa Caprinos e Ovinos em Irauçuba – um dos municípios cearenses mais atingidos pelo processo de desertificação – e na tecnologia para compostagem para caprinos e ovinos. Esta última possibilita que carcaças e despojos de animais mortos sejam aproveitados como insumos para produção de compostos que melhorem a fertilidade de solos. Para o secretário, essas temáticas são de grande relevância para o estado e podem ser objeto da articulação de novas parcerias entre os governos federal, estadual e outros atores.

No encontro, foram discutidas ainda oportunidades para ações futuras de capacitação e prestação de serviços da Embrapa voltadas para o setor produtivo cearense. “Temos contribuído para a interiorização da pesquisa no estado, por meio da parceria com a Universidade Estadual Vale do Acaraú para o mestrado em Zootecnia, com a atração de pesquisadores e bolsas de produtividade científica”, destacou o chefe-geral Evandro Holanda. Ao fim da visita, Inácio conheceu a estrutura do Núcleo de Treinamento e Capacitação, que recebe estudantes de ensino médio de escolas profissionalizantes para estágios na Embrapa.

Adilson Nóbrega

 

Leave a Reply

fevereiro 2015
S T Q Q S S D
« jan   mar »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
232425262728