Nota de pesar do Governo do Estado:morte de Audifax Rios

O artista Audifax Rios faleceu no dia 25 em Santana do Acaraú. Foto - Arquivo

O artista Audifax Rios faleceu no dia 25 em Santana do Acaraú. Foto – Arquivo

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), manifesta profundo pesar pelo falecimento de Audifax Rios, artista de múltiplas linguagens e expressões, com um legado de inestimáveis contribuições para a cena cultural e a sociedade cearense. Pintor, desenhista, cronista, romancista, capista, publicitário, comunicador, pesquisador, Audifax atingiu a grande meta buscada por todo artista: o desenvolvimento de uma identidade própria, uma assinatura inconfundível, um sotaque próprio, nos vários meios e mensagens com que presenteou o público, em uma longa trajetória de contribuições ao Ceará e ao Brasil.

Nascido em Santana do Acaraú, onde iniciou os estudos, Audifax radicou-se em Fortaleza no começo da década de 60 e trabalhou na extinta TV Ceará, em diversos jornais e agências de publicidade. Nas artes visuais, obteve reconhecimento realizando dezenas de exposições, em cidades como Fortaleza, Recife, Brasília e também em Nova Canudos, no sertão baiano. Suas obras também foram apreciadas na Europa e lhe renderam inúmeros prêmios em eventos como o Salão de Abril e o Salão dos Novos.

Autor de livros como “Bar Peixe Frito”, “Gentes da Licânia”, “Porto dos Viventes de Aroeira”, “Iracemas” e “De um tudo”, participou de várias antologias de poesia e prosa. Também contribuiu com a cena literária cearense como autor das capas de mais de uma centena de livros, sempre com seu traço intenso e inconfundível.

Sempre cercado por amigos e artistas de expressões tão várias quanto as que ele mesmo cultivou em paralelo às muitas transformações pelas quais Fortaleza passou nas últimas décadas, Audifax foi também um dos grandes arregimentadores do Clube do Bode, grupo de destaque por unir informalidade, humor e amor pelas artes. A força, a riqueza, a diversidade da cultura e da identidade cearenses encontraram em Audifax Rios, a um só tempo, um protagonista e um multiplicador. Os saberes e fazeres, as questões e as conquistas do Ceará profundo foram revelados pelo artista, para nosso privilégio.

Por tudo isso, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará manifesta solidariedade aos familiares, amigos, colegas de tantas frentes de atuação, leitores e apreciadores das obras de Audifax Rios, bem como a todo o povo cearense, neste momento de perda irreparável. Que a vasta obra deste grande e multifacetado artista siga instigando novas gerações e inspirando a todos nós.

26.04.2015

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado – Casa Civil

Leave a Reply

abril 2015
S T Q Q S S D
« mar   maio »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930