Estudantes da URCA participam do projeto EBW+ na Europa

Estudantes com dirigentes da URCA. Foto - Divulgação

Estudantes com dirigentes da URCA. Foto – Divulgação

Os estudantes da Universidade Regional do Cariri (URCA) aprovados na seleção internacional de bolsas do projeto Euro Brazilian Windows Plus (EBW+) – Erasmus Mundus chegaram  à Europa no dia 26 de agosto. Ana Carla de Almeida Morais Lacerda, Maria Vilaneide Vieira dos Santos e Maria José Chaves, do Curso de Pedagogia, juntamente com Wesley de Sousa Lima, estudante de Geografia, foram aprovados na seleção internacional de bolsas do projeto Euro Brazilian Windows Plus (EBW+) – Erasmus Mundus.

Acompanhados do Assessor de Relações Internacionais da URCA, Fábio José Rodrigues da Costa, os alunos foram recebidos na manhã da última segunda-feira (24), pelo Reitor da URCA, José Patrício Pereira Melo, pelo Pró-Reitor de Ensino e Graduação, Francisco Egberto de Melo, pelo Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Allysson Pontes Pinheiro, e pela professora do Curso de Pedagogia e Coordenadora do Pibid/URCA, Francisca Clara Oliveira.No encontro com os alunos foi destacada a relevância do Projeto EBW+ que inaugura novas perspectivas de garantia de mobilidade acadêmica tanto para alunos da URCA quanto para professores e técnicos-administrativos.

Com destino às universidades de Portugal e Suécia, os quatro alunos selecionados terão acesso a bolsas que cobrem os gastos de subsistência no país de acolhimento, passagens de ida e volta e seguro de saúde, acidente e viagem, válido durante todo o período de mobilidade na Europa.Segundo o estudante Wesley de Sousa Lima, o processo de seleção foi bem intenso e complexo devido a regras próprias da comunidade Europeia. “Tivemos que passar por várias etapas, inclusive, pelo Comitê de Internacionalização da URCA, para realmente sermos selecionado pelo projeto EBW+. A seleção já se configura como uma experiência única. Por isso, pretendo aproveitar ao máximo, tentar me aprofundar em todos os assuntos que estão sendo trabalhados na geografia e ver todos os aspectos físicos que a Universidade oferece na área de rochas. Além de ter também a vontade pessoal de conhecer outra cultura”, comenta Wesley Lima.

A URCA é a única instituição de ensino superior estadual que compõe o consórcio de 10 instituições parceiras do Brasil no projeto EBW+

O programa EBW+ tem o objetivo de promover a educação superior e a pesquisa nos países europeus e, ao mesmo tempo, reforçar os laços acadêmicos com universidades de todo o mundo. Dez instituições brasileiras e dez europeias participam do programa que propicia novas oportunidades de intercâmbio para graduação, doutorado, pós-doutorado e aperfeiçoamento técnico nas áreas de Educação, Engenharia e Tecnologia, e Artes. O projeto é coordenado pela Universidade do Porto (Portugal) e Co-Coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (Brasil).A URCA ingressou nesse programa porque em 2012 a gestão superior da Universidade fez um convênio de cooperação geral com a Universidade do Porto (Portugal), coordenadora do Projeto. Em 2014, a Universidade do Porto, amparada por esse convênio de cooperação, consultou a URCA para saber do seu interesse em fazer parte desse consórcio. A partir desse processo a Universidade passou a compor o consórcio de universidades brasileiras, sendo a única instituição de ensino superior estadual a se inserir no Projeto EBW+.

Fonte: Assessoria de Imprensa da URCA

Leave a Reply

agosto 2015
S T Q Q S S D
« jul   set »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31