Prof. Teodoro faz balanço das atividades legislativas 2015

Deputado Professor Teodoro Soares (PSD). Foto - Herbênya Alves

Deputado Professor Teodoro Soares (PSD). Foto – Herbênya Alves

Para o deputado estadual Professor Teodoro, o ano de 2015 foi de muito trabalho, principalmente, no que diz respeito à educação, pois, segundo o parlamentar, este é um tema que deveria ser mais debatido pela população. Apesar de o ano ter sido atribulado, o balanço realizado das atividades legislativas é satisfatório. Ao todo, foram apresentados dez projetos de lei e dois de indicação.

Dos projetos de lei apresentados em 2015, destaca-se o que trata da criação do Programa de Capacitação e Formação de Cuidadores de Idosos. O projeto ganhou destaque na mídia cearense, tendo em vista que tem como foco a melhoria na qualidade de vida do idoso. O programa tem por objetivo criar ações de planejamento familiar, diminuir índices de mortalidade do idoso por maus tratos e ampliar ações de controle de doenças. O deputado Professor Teodoro defende que é dever do Estado dar condições para que o cidadão possa aproveitar a vida. “Se houver uma formação abrangendo todo o Estado, nós vamos, sem dúvida alguma, criar condições para que as pessoas sejam bem cuidadas”, destaca.

Entre os projetos de indicação apresentados, o destaque é para a criação do Cargo de Provimento Efetivo da Carreira de Bibliotecário no Estado do Ceará. O cargo tem a finalidade de executar políticas estaduais nas atividades de bibliotecas, centros de documentação e salas de leitura, conforme a demanda do Estado. Por isso, o projeto tem como princípio o conceito de que o Estado tem o dever social e legal de prover as escolas estaduais de bibliotecas e fazer com que elas funcionem em sua plenitude. “Bibliotecário é o profissional que dispõe de conhecimento do conteúdo informacional do acervo, técnica de organização para projeção dinâmica da biblioteca e incentivo à pesquisa, além do planejamento organizacional” diz o deputado.

A luta do parlamentar em torno da educação foi constante, associada com ações em defesa da família. Professor Teodoro afirma que família e escola se complementam. “A família é a primeira escola, e a escola é a continuação da família. Dessas duas instituições depende a educação das crianças, depende o desenvolvimento de qualquer nação. Sem a participação dos pais, a escola não cumprirá sua missão de transmitir ensinamentos – e também valores – para as novas gerações”, diz ele.

O deputado foi responsável ainda pela criação do Programa de Cooperação Federativa (PCF) com o intuito de disponibilizar recursos aos municípios do Estado do Ceará para ações de convivência com o Semiárido e de melhorias na saúde e também está fazendo parte do grupo de deputados responsáveis pela CPI do Seguro Obrigatório de Veículos (DPVAT) que apura fraudes cometidas no Estado do Ceará.

Nesta legislatura atual, de janeiro a dezembro, foi dada entrada ainda em 159 requerimentos.

Em 2015, Professor Teodoro agregou mais uma função: a de reitor da Universidade do Parlamento Cearense (Unipace). O parlamentar ressaltou que o retorno à instituição é motivo de satisfação, além de ser também uma oportunidade de continuar promovendo cursos que já se mostraram exitosos.

Herbênya Alves

Leave a Reply

dezembro 2015
S T Q Q S S D
« nov   jan »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031