Festival de Teatro de Acopiara chega à 24ª edição

O ator Jackson Antunes mostra seu lado cantador no espetáculo "Coração Caipira". Foto - Divulgação

Ator Jackson Antunes mostra seu lado cantador em “Coração Caipira”. Foto – Divulgação

Em março, a cidade de Acopiara, na região Centro-Sul do Ceará, viverá uma semana inteira de artes cênicas. Nos palcos e praças, grupos teatrais do estado, de reconhecimento nacional, alguns dos quais com participações em importantes festivais de outros países. O 24° Festival de Teatro de Acopiara – FETAC acontecerá de 5 a 12 próximos, com toda a programação gratuita, cumprindo um importante papel na democratização e descentralização cultural.

Criado em 1989, o FETAC é o mais antigo festival de teatro do Ceará, tendo sua história entrelaçada à trajetória de inúmeros grupos culturais de todo o Estado. O evento surgiu com a missão de promover e fortalecer o movimento cênico no interior do Ceará, sendo reconhecido como um dos principais espaços de organização e difusão dessa arte no interior cearense. Com isso, vem contribuindo para o aperfeiçoamento dos grupos, a constituição de redes e para que a cena teatral local seja evidenciada.

As atrações

No 24° FETAC a programação é composta pela mostra de teatro e por espetáculos musicais. Na área teatral, o Festival sempre privilegia e dá destaque às produções locais, trazendo para o público da cidade espetáculos de grupos reconhecidos no cenário nacional e internacional. É essa a principal contribuição do FETAC: colocar em pauta os principais grupos teatrais do Estado, reforçando a qualidade das produções, abrindo espaços de circulação e reconhecendo as potências do teatro cearense.

No total, são 11 espetáculos de oito grupos, somando 15 apresentações teatrais. O ator e cantador Jackson Antunes é convidado desta edição do festival, apresentando, na noite de encerramento, o espetáculo “Coração Caipira”.  Antunes é parceiro de Moreira de Acopiara, de quem gravou algumas canções e passou a declamar seus poemas.

Nesta edição o Festival de Teatro de Acopiara presta homenagem a Moreira de Acopiara, poeta, pesquisador da história do cordel e do folclore brasileiro, radialista e compositor. A homenagem ocorrerá na abertura do evento, no dia 5, às 20h, no Polo de Lazer de Acopiara.

Serviço

24° Festival de Teatro de Acopiara – FETAC – De 5 a 12 de março em Acopiara/CE. Informações: 85-3235.4063 (Cinco Elementos Produções) e 85-9.9629.7678 (Cia Cordel de Teatro  – Horário de atendimento: 2a a 6a, das 8h às 18h). Facebook: www.fb.com/festivaldeteatrodeacopiara. Instagram: @ftacopiara.

Leave a Reply

Fevereiro 2016
S T Q Q S S D
« jan   mar »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
29