Racionamento de água já atinge 40 municípios do Ceará

Muitos açudes estão com baixo volume. Foto - Arquivo

Muitos açudes estão com baixo volume. Foto – Arquivo

Devido a mais um ano de escassez de chuva no Ceará, 40 municípios do interior já possuem planos de racionamento de água. Os planos foram elaborados pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), no intuito de manter o abastecimento nestas cidades.

O plano de racionamento traz informações acerca da distribuição de água em municípios já afetados pela seca, além de propostas com ação voltadas para garantir o abastecimento das cidades.

O plano faz parte de um estudo maior, chamado Plano de Contingência, que a Cagece deve criar para todos os municípios abastecidos. O prazo para elaboração é de 24 meses e também deve incluir a capital. Conforme o órgão, é um meio de prevenir contra problemas trazidos pela seca.

O gerente de Concessão e Regulação da Cagece, João Rodrigues Neto, afirma que é preciso que a população evite o desperdício e economize para evitar o racionamento de água.

“A população precisa aderir mais fortemente à campanha de redução do consumo. A tarifa de contingência, até o mês abril, só reduziu 5,2% da média de consumo, quando a meta era reduzir 10%. É preciso focar na campanha contra o desperdício e fazer com que a população feche as torneiras”, disse João Rodrigues.

A Autarquia de Regulação, Fiscalização e Controle de Serviços Públicos de Saneamento Ambiental (Acfor) solicitou que a Cagece elaborasse um plano geral contendo todas as circustâncias que podem trazer risco ao abastecimento de água. Neste mesmo material devem estar as possíveis soluções, caso a capital precise racionar água.

Em nota, a Cagece ressaltou que tem empreendido esforços no sentido de garantir o abastecimento de água nos municípios operados. A companhia afirmou ainda que entregou para a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce) os Planos de Racionamento e medidas de contingência dos sistemas afetados pela escassez hídrica, atendidos pela companhia.

Lista das cidades

Os municípios cearenses que já passam por regime de contingência são: Acopiara, Amanari (Maranguape), Apuiarés, Beberibe, Campos Sales, Capistrano, Carnaubal, Catunda, Chorozinho, Crateús, Ema (Iracema), Fortim, Granjeiro, Guaraciaba do Norte, Guaramiranga, Horizonte, Ipaumirim, Iracema, Itapiúna, Lapa, Mombaça, Monsenhor Tabosa, Mulungu, Pacoti, Palhano, Palmácia, Parambu, Pereiro, Piquet Carneiro, Pires Ferreira, Potiretama, Reriutaba, São Luiz do Curú e Croatá, Sapupara (Maranguape), Serra do Félix, Tamboril, Triângulo (Chorozinho), Umari, Varjota e Viçosa do Ceará.

Fonte: Do G1 CE, com informações da TV Verdes Mares

Leave a Reply

maio 2016
S T Q Q S S D
« abr   jun »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031