23° Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga

Adaptação. Foto-Diego Bresani

Adaptação. Foto – Diego Bresani

Setembro começa com a tão esperada temporada de teatro em Guaramiranga. A edição deste ano do FNT – Festival Nordestino de Teatro acontecerá de 3 a 10 de setembro. Serão 8 dias de uma rica programação de espetáculos, oficinas, debates, cortejo, terreirada e apresentações musicais, tudo com acesso gratuito e voltado para público de todas as idades. No feriado de 7 de setembro serão cinco espetáculos teatrais, com o primeiro às 9h30 da manhã.

Estamira.Foto -Luis Alberto Gonçalves

Estamira. Foto -Luis Alberto Gonçalves

O 23° FNT é apoiado pela Coelce e pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará/Secult, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, tem o patrocínio da CAIXA e o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Guaramiranga, via Secretaria da Cultura e Turismo. A realização é da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga – AGUA.

Abertura no sábado, 3 de setembro

Cena da peça Maçã. Foto- Talita Andrade

Cena da peça Maçã. Foto- Talita Andrade

Com o tradicional cortejo no fim de tarde, o FNT dá as boas-vindas ao público no sábado, dia 03, começando de forma festiva a maratona de grandes espetáculos que vão ocupar espaços diversos de Guaramiranga. A solenidade de abertura, às 18h30, terá como espaço a Praça do Teatro Municipal Rachel de Queiroz, no coração da cidade. Quem abre a cena é o Grupo Bagaceira de Teatro, do Ceará, que integra a Mostra Nordeste. O grupo apresenta a peça “Interior”, às 19h30 na Escola Prof. Julio Holanda.

Caminham nus empoeirados. Foto – Cacá Diniz

Caminham nus empoeirados. Foto – Cacá Diniz

Enquanto isso, no Teatro Rachel de Queiroz, prepara-se para entrar em cena, às 20h30, a atriz carioca Dani Barros, no solo “Estamira – Beira do Mundo”. Com direção de Beatriz Sayad, a peça estreou no Rio de Janeiro em 2011, ano em que figurou na lista dos 10 melhores espetáculos na seleção do jornal O Globo, foi eleita a melhor peça de 2012 pela Veja São Paulo, ficou entre as três melhores peças em cartaz na seleção da revista Veja Rio e entre os melhores espetáculos na seleção da revista Bravo!

Cidade de Guaramiranga, no Ceará. Foto- Reprodução Internet

Cidade de Guaramiranga, no Ceará. Foto- Reprodução Internet

Encerrada a programação teatral do primeiro dia, a noite de abertura é de música no FNT, com o grupo Trovador Eletrônico, de Sobral, às 22h na Praça do Teatro Municipal. A banda apresenta o show “Canto Torto”, em homenagem aos 40 anos de gravação do disco Alucinação (1976), de Belchior. À meia-noite, a DJ Renatinha comanda a festa no Odilon Bar.

Debate e mais espetáculos no domingo, dia 4

Teatro Municipal Rachel de Queiroz

Teatro Municipal Rachel de Queiroz

O domingo no FNT começa às 10h da manhã, com o primeiro debate sobre os espetáculos da Mostra Nordeste. O Ciclo de Debates acontecerá diariamente, até o sábado de encerramento, sempre no mesmo horário, na Sede da AGUA.

A programação de espetáculos do domingo começa às 18h com a Mostra FNT para Crianças, realizada em parceria com o SESC-CE, que acontecerá diariamente, até sexta-feira, dia 09, na Tenda FNT. O primeiro espetáculo da mostra é “As aventuras de João Sortudo”.

No domingo, começa a mostra em homenagem aos 25 anos do Curso Princípios Básicos de Teatro, do Theatro José de Alencar, que leva quatro espetáculos ao festival. São dois trabalhos já no domingo: “Agulha Fina”, às 18h30 na Escola Prof. Júlio Holanda, e “Voo aos Pássaros”, às 21h no Teatro Dona Zilda. Entre os dois espetáculos tem a Mostra Nordeste, às 19h30 no Teatro Rachel de Queiroz, com o grupo Duas Companhias, de Pernambuco, com as atrizes Lívia Falcão e Fabiana Pirro apresentando “Caetana”. A noite de domingo também termina com música no Odilon Bar, ao som da Jazzera e Soraya Novaes.

Mais espetáculos até o sábado, dia 10

Ao longo de toda a semana mais espetáculos para crianças e adultos, shows, debates e oficinas vão marcar a programação.

Entre os destaques, na noite de encerramento o festival apresenta “Adaptação”, da companhia Teatro de Açúcar, de Brasília, que vem pelo circuito Palco Giratório, do SESC, e na Mostra Ceara Convida, “Caminham nus empoeirados”, peça de Gero Camilo, com direção dele e de Luisa Pinto. Em cena, Gero Camilo e Victor Mendes interpretam dois atores que abandonam a Companhia e seguem em dupla pela estrada.

Atividades Formativas

Este ano o FNT conta com uma rica programação formativa, com oficinas, fórum e encontros.

A programação completa do FNT pode ser conferida no www.fnt.agua.art.br.

Leave a Reply

agosto 2016
S T Q Q S S D
« jul   set »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031