Estudante do IFCE Sobral fará intercâmbio em Portugal

Lucas Ximenes foi contemplado com bolsa para estudar em Portugal.Foto-Arquivo

Lucas Freitas Ximenes, 21 anos, nunca viajou de avião nem saiu do Ceará. “As viagens mais longas que já fiz foram para Fortaleza e Quiterianópolis”, conta o jovem, que estuda no campus de Sobral do Instituto Federal do Ceará (IFCE). O primeiro voo de Lucas será no início do ano que vem, com destino a Portugal. O sobralense realizará o sonho de fazer um intercâmbio internacional, com as despesas pagas pelo IFCE.

O estudante do curso de Licenciatura em Física foi classificado no programa IFCE Internacional e ganhará uma bolsa para cursar um semestre letivo numa instituição em Portugal. “As minhas expectativas são as melhores possíveis. Além de conhecer uma nova cultura, estarei me preparando para o mercado de trabalho no Brasil e no mundo e trazendo conhecimento para o meu país”, diz o jovem.

O resultado da seleção 2017 do programa de bolsas IFCE Internacional foi divulgado na semana passada. Foram classificados 14 alunos de campi diferentes: Acaraú, Aracati, Boa Viagem, Camocim, Fortaleza, Iguatu, Jaguaruana, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Morada Nova, Sobral, Tauá, Tianguá e Ubajara.

Segundo o assessor de Relações Internacionais do IFCE, Francisco Gutenberg Albuquerque Filho, “a previsão inicial é contemplar 12 bolsistas pelo programa nesta edição. São 9 bolsas para Portugal, 2 para o Canadá e 1 para a Holanda. Caso haja recursos financeiros disponíveis, poderão também ser enviados mais alunos, respeitando-se a ordem de classificação.”

As bolsas do IFCE Internacional podem ser disputadas por estudantes de níveis técnico e superior, desde que sejam maiores de 18 anos (idade no ato da inscrição), tenham coeficiente de rendimento acadêmico igual ou superior a 7,0 e sejam proficientes no idioma oficial adotado pela instituição de ensino receptora

(um teste de proficiência será exigido, exceto para os candidatos com destino a Portugal), entre outros critérios.

Lançado em 2013, o programa já publicou seis editais (com o de 2017) e enviou mais de 90 alunos do IFCE para estudar fora do Brasil. Desse total, a maioria é proveniente dos campi do interior.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social do IFCE de Sobral

Leave a Reply

setembro 2017
S T Q Q S S D
« ago   out »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930