IFCE Sobral abre inscrições para cursos técnicos

Campus do IFCE, em Sobral. Foto – Divulgação

O processo seletivo 2018.1 ofertará 280 vagas para os cursos técnicos do campus de Sobral do Instituto Federal do Ceará (IFCE), todos gratuitos. As inscrições iniciam nesta segunda-feira, 2 de outubro, e seguem até 20 de outubro. Neste semestre, a novidade é o curso técnico em Agropecuária. Taxa de inscrição é de R$ 40.

Para solicitar a isenção da taxa de inscrição, os pedidos deverão ser feitos entre os dias 2 e 6 de outubro, no horário de 8h às 12 horas e de 13h às 17 horas, na sede do campus (avenida Dr. Guarani, nº 317, bairro Derby Clube). Podem requerer a isenção candidatos que cursaram integralmente o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola particular e que possuem renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio; candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal; e candidatos declarados baixa renda.

As ofertas são para oito cursos técnicos gratuitos (Agroindústria, Agropecuária, Eletrotécnica, Fruticultura, Mecânica, Meio Ambiente, Panificação e Segurança do Trabalho). Para participar do processo seletivo, o candidato precisa ter concluído o ensino médio. As aulas são no turno da noite, com exceção dos cursos de Agropecuária e Segurança do Trabalho, que são vespertinos (tarde). Cada curso conta com 35 vagas.

A data das provas (Redação e Conhecimentos Gerais) será 26 de novembro, no turno da manhã. O resultado final será divulgado no dia 3 de janeiro de 2018 e as aulas iniciam no dia 2 de maio de 2018. Para se inscrever, o candidato deve acessar o endereço eletrônico do IFCE (http://qselecao.ifce.edu.br/concurso.aspx?cod_concurso=2832), onde poderá também consultar o edital para obtenção de mais informações.

Sobre o sistema de cotas

O IFCE reserva 50% do total das vagas ofertadas para candidatos egressos de escolas públicas. Não poderão concorrer a essas vagas candidatos que tenham, em algum momento, cursado parte do Ensino Fundamental em escolas particulares.

Para concorrer às vagas do Sistema de Cotas para Egressos de Escolas Públicas reservadas aos candidatos pretos, pardos e indígenas e pessoa com deficiência, o candidato deverá, ao efetuar a inscrição via Internet, marcar a opção correspondente a essas vagas, o que implica autodeclarar-se pertencente ao grupo étnico preto, pardo ou indígena e pessoa com deficiência.

Sobre o novo curso de Agropecuária

O Técnico em Agropecuária maneja de forma sustentável a fertilidade do solo e os recursos naturais. Planeja e executa projetos ligados a sistemas de irrigação e uso da água. Seleciona, produz e aplica insumos (sementes, fertilizantes, defensivos, pastagens, concentrados, sal mineral, medicamentos e vacinas). Desenvolve estratégias para reserva de alimentação animal e água. Realiza atividades de produção de sementes e mudas, transplantio e plantio. Realiza colheita e pós-colheita. Realiza trabalhos na área agroindustrial. Opera máquinas e equipamentos. Maneja animais por categoria e finalidade (criação, reprodução, alimentação e sanidade). Comercializa animais. Desenvolve atividade de gestão rural. Observa a legislação para produção e comercialização de produtos agropecuários, a legislação ambiental e os procedimentos de segurança no trabalho. Projeta instalações rurais. Realiza manejo integrado de pragas, doenças e plantas espontâneas. Realiza medição, demarcação e levantamentos topográficos rurais. Planeja e efetua atividades de tratos culturais.

SERVIÇO
Quando: de 2 a 20 de outubro
Onde: http://qselecao.ifce.edu.br/concurso.aspx?cod_concurso=2832
Período para requerer isenção da taxa de inscrição: 2 a 6 de outubro, na sede do campus
Cursos ofertados: Agroindústria, Agropecuária Eletrotécnica, Fruticultura, Mecânica, Meio Ambiente, Panificação e Segurança do Trabalho

Com informações do jornalista Tiago Braga

Leave a Reply

setembro 2017
S T Q Q S S D
« ago   out »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930