Cearense é mais jovem doutora do Brasil

Bruna Mara Machado Ribeiro, com 26 anos, nove meses e cinco dias.Foto-Divulgação

A cearense Bruna Mara Machado Ribeiro superou o recorde brasileiro de “mais jovem doutora do país”, marca oficializada pelo RankBrasil em 2017. Nascida em 13 de setembro de 1988, concluiu Doutorado em Farmacologia no dia 17 de junho de 2015, com 26 anos, nove meses e cinco dias.

Desde a infância, Bruna sempre teve interesse pelos estudos. Estudante de colégio público, obteve em 2003, Menção Honrosa na 1ª Olimpíada De Matemática das Escolas Públicas do Ceará, organizada pelo Governo do Estado do Ceará, Ministério da Educação e Ministério da Ciência e Tecnologia (CNPQ). Aos 16 anos ingressou no curso de Enfermagem pela Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza, e formou-se em 2010.

A tese  defendida durante o Doutorado em Farmacologia, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), teve como tema “Estudo dos Efeitos Neuroprotetores do Ômega-3, Liraglutide, Risperidona e Clozapina em um modelo neuroinflamatório induzido por Poly I:C em cultura primária de células Hipocampais”.

O trabalho buscou encontrar e redirecionar fármacos que tivessem efeito neuroprotetor diante da infecção viral do sistema nervoso e que pudessem servir para prevenir e tratar as alterações do desenvolvimento cerebral provocadas por vírus. A recordista afirma que “o estudo realizado minimizou a neuroinflamação, impedindo a perda e morte de tecido cerebral, e aumentando a sobrevida neuronal, reduzindo os prejuízos provocados por vírus”.

Bruna é atualmente professora de Embriologia, Histologia e Farmacologia da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), tutora do Programa Mais Médicos do Governo Federal e sócia da SBNeC (Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento). Recebeu o prêmio CDE Grant Winner, no Congress of Applied and Translational Neuroscience (Congresso de Neurociência Aplicada e Translacional), na Alemanha, em 2014.

A cearense foi ainda a única brasileira selecionada e participante da ‘New approaches to psychiatric drug development meeting’ (Encontro sobre novas abordagens do desenvolvimento de medicamentos psiquiátricos), realizada em março de 2017 na Franca, com a organização da ECNP – European College of Neuropsychopharmacology (Colégio Europeu de Neuropsicofarmacologia).

Com informações do RankBrasil

Leave a Reply

novembro 2017
S T Q Q S S D
« out   dez »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930