IVA realiza em Sobral VI Encontro de Iniciação à Pesquisa e I Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa

Solenidade de abertura, com o diretor geral do IVA, prof. Gouveia.Fotos-Divulgação

O Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú (IVA) realizou, no dia 24 de novembro, de 7h às 17h, no Centro de Educação a Distância do Ceará (CED), em Sobral, o VI Encontro de Iniciação à Pesquisa e I Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa, com o tema Aprendizagem Ativa na Formação do Profissional Pesquisador. Participaram professores e estudantes das diversas áreas do conhecimento, de 19 municípios cearenses. A programação constou de credenciamento, composição da mesa e solenidade de abertura; apresentação do conjunto de violão maestro José Brasil; lançamento da revista Conectividade; palestra do professor Israel Rocha Brandão sobre “O Uso das Metodologias Ativas como Recurso Didático na Formação do Professor”; minicursos, exposição de painéis e apresentação oral. A organização foi do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão (NEPE) e do setor de Pós-graduação.

Apresentação do conjunto de violão maestro José Brasil

Na abertura dos trabalhos, o professor Rodolfo Sena da Penha, como diretor do Centro de Educação a Distância do Ceará, saudou aos componentes da mesa e participantes do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa e I Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa. Em seguida, o professor Antonio Gouveia Júnior, diretor geral do IVA, falou sobre a importância dos encontros para o fechamento das atividades acadêmicas neste ano, enfatizando o engajamento dos estudantes, o trabalho e a dedicação de toda a equipe da Instituição. Ele destacou também o compromisso com a educação superior de qualidade, através da parceria de 21 anos com a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

Alunos e professores do IVA no auditório do CED

O pró-reitor de Ensino de Graduação da UVA, professor Petrônio Emanuel Timbó Braga, que representou o reitor Fabianno Cavalcante de Carvalho, fez o reconhecimento institucional pela parceria da Universidade com o IVA na oferta de cursos de graduação; e desejou sucesso aos estudantes. Ressaltou que o Encontro de Iniciação à Pesquisa já está consolidado, com votos para que o Encontro de Pós-Graduação siga o exemplo.

Palestra do professor doutor Israel Rocha Brandão (UVA)

Na etapa seguinte, a professora Antônia Márcia Rodrigues Sousa, que teve atuação na docência e coordenação do setor de Pós-Graduação/IVA, fez o lançamento da Revista Conectividade. Mesmo lecionando hoje na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, ela         é a editora da Revista virtual e enfatizou a importância dos artigos publicados, bem como a crescente oferta de cursos de pós-graduação, através da parceria com a Faculdade Padre Dourado (FACPED). Ressaltou, ainda, o trabalho da professora Gillian Guimarães Cohen, coordenadora da Pós-Graduação e do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão (NEPE).

Professora Marilda Rocha, professor Israel Brandão e professora Márcia Rodrigues

Palestra: O Uso das Metodologias Ativas como Recurso Didático na Formação do Professor

Exposição de painéis com trabalhos acadêmicos

A programação ficou encerrada, durante a manhã, com palestra do professor Israel Rocha Brandão (UVA) sobre “O Uso das Metodologias Ativas como Recurso Didático na Formação do Professor”. Ele tratou, dentre outras questões, sobree metodologias ativas e inovação no cotidiano docente, enfatizando a necessidade de uma educação nova, voltada para a construção de valores, baseada na afetividade e na solidariedade.

Professor Israel Brandão defendeu também o pensamento crítico-transformador, na formação dos sujeitos sociais. Falando sobre as metodologias ativas de aprendizagem, ele destacou, para avaliação da comunidade universitária, quatro métodos: Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), Aprendizagem Baseada em Equipes (TBL), Círculo de Cultura, Problematização Arco de Maguerez e a Educação Biocêntrica.

Alunos abordaram diversas áreas do conhecimento

O professor Israel Brandão possui graduação em Psicologia e mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC); graduação em Filosofia pelo Instituto Teológico-Pastoral do Ceará; e doutorado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Realizou estudos de pós-doutoramento em Psicologia na UFC em 2016.

Apresentação oral de trabalhos na Pós-Graduação

Minicursos e exposição de painéis

“Como tornar o currículo Lattes sua identidade pessoal e profissional”. Este foi o tema de minicurso ministrado pela professora Antônia Márcia Rodrigues Sousa, doutora em Administração de empresas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

Alguns integrantes da equipe/IVA de organização dos encontros

Em outra etapa, aconteceu o minicurso “O design gráfico como ferramenta de inovação e criatividade”, com a professora Marilda dos Santos Rocha (UVA), mestre em Gestão Pública. O terceiro minicurso, com o professor doutor Israel Rocha Brandão, abordou o tema “Como revolucionar sua prática com o uso das metodologias ativas”.

A programação do VI Encontro de Iniciação Científica e I Encontro de Pós-graduação teve prosseguimento até as 17 h, com exposição de painéis e apresentação oral.

Mesa dos trabalhos

A mesa dos trabalhos foi formada pelo diretor geral, professor Antonio Gouveia Junior; diretor adjunto, professor Osmar Vasconcelos; diretora administrativa e financeira, professora Rafaelle Soares Moraes; pró-reitor de Ensino de Graduação da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), professor Petrônio Emanuel Timbó Braga; e o diretor do Centro de Educação a Distância (CED), professor Rodolfo Sena da Penha.

Também fizeram parte da composição da mesa a editora da Revista Conectividade/IVA, professora Antonia Márcia Rodrigues Sousa, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul; diretor acadêmico, professor Bruno Rafael Amaro de Lima; e a articuladora da Unidade de Tianguá, professora Gerlane Magalhães Portela, representando os articuladores e professores presentes.

Municípios participantes

Participaram do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa e I Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa do IVA, alunos e professores de Sobral e mais 18 municípios da Região Norte do Ceará: Acaraú, Amontada, Bela Cruz, Camocim, Cariré, Crateús, Croatá, Granja, Guaraciaba do Norte, Itapajé, Itarema, Itapipoca, Marco, Reriutaba, São Benedito, Tianguá, Tururu e Uruburetama.

Francisco Edilson Silva

Assessoria de Comunicação e Marketing IVA

 

 

 

 

Leave a Reply

novembro 2017
S T Q Q S S D
« out   dez »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930