Realizado curso de formação para Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do SAAE de Sobral

Diretor presidente Marcos Santos participou do encerramento do curso.Fotos-Divulgação

Ficou encerrado, na tarde de terça-feira, 28 de novembro, curso de formação para os membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sobral (SAAE), no Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST). O treinamento, que teve início no dia 20, atendeu a Norma Regulamentadora NR-5, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Teve como objetivo a instrução técnica quanto a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho.

Presidente Marcos Santos e o diretor operacional Edmundo Rodrigues

No encerramento, o engenheiro de Segurança do Trabalho José Aroldo Menezes Costa abordou a temática doenças profissionais e do trabalho, estudo do ambiente das condições de trabalho e riscos originados do processo produtivo, princípios gerais de higiene no trabalho e de medidas de controle de riscos. Em seguida, houve entrega de certificados, com participação do diretor presidente do SAAE, Marcos Martins Santos; e do diretor operacional, Edmundo Rodrigues Júnior, que ressaltaram a importância da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

Curso foi realizado no CEREST, com carga horária de 20 horas

Marcos Martins Santos anunciou algumas medidas, como a licitação dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), marcada para 18 de dezembro, bem como a reforma da Estação de Tratamento de Água – ETA Sumaré, dentre outros projetos em andamento. O presidente da CIPA, servidor Jonatan Magalhães Rodrigues, encaminhou algumas questões relacionadas com o funcionamento da Comissão.

Intregantes da CIPA receberam treinamento, de acordo com a NR-5

Curso

O curso de formação foi realizado de 20 a 24 e de 27 a 28 de novembro, com uma carga horária de 20 horas. Foram abordados diversos temas, como Capacidades sociais, organizativas e metodológicas; legislação trabalhista e previdenciária; técnicas de combate a princípio de incêndio; noções sobre Sífilis, Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) e outras infecções; Cursotécnicas de primeiros socorros; Normas Regulamentadoras relacionadas aos serviços de captação, tratamento e distribuição de água; Norma Regulamentadora NR-5; acidentes e doenças do trabalho decorrentes de exposição aos riscos da empresa.

CIPA do SAAE

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) tem na sua composição 14 servidores. São representantes do empregador: os titulares Jonatan Magalhães Rodrigues (presidente), Leiliane Melo Nobre, Raimundo Nonato Portela, Ana Jéssica de Sousa dos Santos; e os suplentes Fernando Diogo Portela, lexandre da Costa Moura e Francisco Adergildo Dias de Oliveira.

PMembros representantes eleitos pelos empregados: titulares Pedro Jorge Albuquerque Constâncio (Vice-presidente), Antônio Carlos de Sá Brandão, Francineudo Francisco Nobre Júnior, Francisco Lino de Vasconcelos Filho; e os suplentes Wildson Gonçalves do Nascimento, Hélio Rodrigues de Sousa e Francisco Rodrigues.

Assessoria de Comunicação do SAAE de Sobral

Leave a Reply

novembro 2017
S T Q Q S S D
« out   dez »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930