Relíquia de São Francisco de Assis peregrina por Sobral

Peregrinação começou em 2015, em São Paulo. Foto-Divulgação

 

 

Teresa Fernandes – Jornalista/Correio da Semana

 

Sobral integrará o circuito de peregrinação nacional de uma relíquia de primeiro grau de São Francisco e de uma imagem do santo, entre os dias 22 e 25 de dezembro. Ambas vieram de Assis, na Itália. A peregrinação ocorre em decorrência do jubileu de 800 anos da Ordem Franciscana Secular (OFS), conhecida como Ordem Franciscana Secular, que será celebrado no Brasil, em 2021. Em Sobral, a OFS existe há 100 anos.

A programação em Sobral terá início na próxima sexta-feira, 22, com a recepção da relíquia e da imagem às 16h30 na Praça do Coração de Jesus. Haverá um cortejo até o Santuário São Francisco, seguido por missa às 17h30 e estará disponível para visitas. No sábado, 23, após a missa de 6h no Santuário São Francisco, a relíquia irá para o Centro Pop e depois seguirá para visitação em casas dos irmãos enfermos da Ordem Terceira. Às 14h, o cortejo irá para a Comunidade Anawin (Junco) e às 19h partirá em direção à sede da Comunidade Rainha da Paz, onde haverá um momento de adoração.

No domingo, 24, os jovens da Fazenda da Esperança receberão a visita da relíquia. À tarde, o cortejo passará pelo Abrigo Sagrado Coração de Jesus e pela Casa Bom Samaritano, concluindo com a missa de Natal no Santuário São Francisco às 20h, onde permanecerá até o dia seguinte. Na manhã da segunda-feira, 25, a relíquia e a imagem seguem em cortejo para Mucambo.

A peregrinação começou em São Paulo, em 2015, e termina daqui a quatro anos, depois de ter visitado todas as fraternidades franciscanas do Brasil. A imagem foi um presente da cúria geral dos Frades Menores Capuchinhos e a Relíquia (um fragmento de osso) foi ofertada pela cúria geral dos Frades Menores Conventuais.

Ordem Secular

Presente em todos os estados brasileiros e em mais de setenta outros países, a Ordem Terceira foi fundada pelo próprio São Francisco e reúne mulheres, homens, solteiros, casados, celibatários e sacerdotes. As primeiras regras para os seculares leigos, que se sentiam atraídos a viver uma vida evangélica inspirada no Santo de Assis, foram aprovadas pelo Papa Gregório IX no dia 20 de maio de 1221. Os membros fazem um compromisso público de vida evangélica, em profissão solene, e buscam viver o Evangelho, inseridos na sociedade.

“A ordem secular é um serviço à Igreja”, ressalta Maria Auxiliadora Costa Alves, ministra da Ordem Terceira em Sobral e conselheira do Vale do Acaraú. São 32 irmãos participantes da ordem secular na cidade. O assessor espiritual é Frei João Alberto. “Queremos viver uma vida semelhante a de São Francisco, que buscou viver o Evangelho. Queremos imitá-lo. São Francisco foi na terra um segundo Cristo”, destaca.

Maria Auxiliadora lembra que a OFS celebrou 100 anos em Sobral no dia 16 de novembro, mas as comemorações ocorreram no domingo seguinte, 19 de novembro. Os seculares leigos trabalharam a pré-festa de São Francisco nas casas das famílias. “Sentimos a fé do povo nas casas em que visitávamos”, completa.

Legenda da foto: A peregrinação da imagem e da Relíquia (um fragmento de osso) começou em São Paulo, em 2015, e termina daqui a quatro anos, depois de ter visitado todas as fraternidades franciscanas do Brasil

Fonte: Jornal Correio da Semana

 

Leave a Reply

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov   jan »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031