Alunos de Fortaleza são selecionados para estudar na Nasa

Os 14 alunos tentam juntar recursos financeiros para cobrir os custos.Fotos-GI CE

Um grupo de estudantes de Fortaleza foi selecionado para viajar aos Estados Unidos e fazer um curso na Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (Nasa). Os 14 alunos que estudam entre o 9º ano de Ensino Fundamental e o 2º ano do Ensino Médio de um colégio no Bairro Quintino Cunha, participarão de aulas de imersão em engenharia e tecnologia.

Curso será realizado na Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço

“Eles terão contato com engenheiros da Nasa que desenvolvem os spinoffs, ou seja, a tecnologia que a Nasa desenvolve para o espaço e adapta para o que nós usamos no dia a dia, como câmeras de celulares”, conta a coordenadora pedagógica da escola, Priscila Reis.

Segundo a educadora, o objetivo do curso é captar talentos que futuramente possam desenvolver uma carreira nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM, na sigla em inglês). A data prevista para a viagem é setembro de 2018, quando os estudantes estarão no Kennedy Space Center, em Melbourne, no estado da Flórida.

Além disso, no último dia de curso os estudantes vão conhecer a universidade Florida Institute of Technology. “A intenção é que eles conheçam mais a universidade e façam contatos, para quem sabe no futuro continuarem os estudos por lá”, conta Reis.

Escolha

Outras duas outras escolas participarão do programa no Brasil. A oportunidade surgiu por meio do contato da coordenadora da instituição com os representantes da Nasa. Com a aprovação da agência norte-americana, 22 alunos fizeram uma prova, dos quais os 14 com maior nota foram escolhidos.

A preparação para a viagem também está sendo rigorosa. Os alunos devem falar inglês fluentemente, já que todas as aulas serão ministradas no idioma. Os estudantes também têm uma tarefa semanal de traduzir para o português os textos em inglês que alimentam o blog da Nasa no Brasil, o que exige que eles tenham conhecimento sobre a linguagem técnica utilizada nas áreas de estudo da agência espacial.

Desafios

Após vencer o desafio de serem escolhidos para realizar o curso na Nasa, os alunos ainda enfrentam outra dificuldade: a captação de recursos para custear a semana no exterior. Apesar de oferecer a semana de cursos gratuitamente, os estudantes devem custear os gastos com passagem aérea, hospedagem e alimentação, um valor em torno de 2,9 mil dólares.

Por Ranniery Melo, G1 CE

Leave a Reply

junho 2018
S T Q Q S S D
« maio   jul »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930