Escolas de Sobral recebem laboratórios de alta tecnologia

Os alunos terão contato com equipamentos de última geração.Fotos-Divulgação

Foram inaugurados, na manhã desta sexta-feira (10/08), dois laboratórios FabLearn, um na Escola Padre Osvaldo Chaves e o outro no Colégio Sobralense Maria Dorilene Arruda Aragão e outro. Os equipamentos foram doados pela Fundação Lemann, colaboradora de iniciativas que ajudam a construir um país mais justo, inclusivo e avançado, e fazem parte do projeto de desenvolvimento do novo currículo de Ciências do município, que é alinhado à nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Prefeito Ivo Gomes com estudantes

Nos laboratórios, os alunos terão contato com princípios da engenharia, design, robótica e computação, fazendo o uso de máquinas e equipamentos de última geração, como impressora 3D, cortadora a laser, kits de robótica, marcenaria, costura, eletrônica, entre outros. “Os laboratórios são ferramentas pedagógicas importantes voltadas para a utilização de tecnologias digitais, sob a perspectiva do uso da robótica, da eletrônica, da computação, conceitos de designer, elementos importantes na implementação e na construção do currículo de Ciências, baseado em referências de qualidades educacionais internacionais”, afirma Herbert Lima, secretário da Educação de Sobral.

Solenidade contou com a presença do prefeito Ivo Gomes e outras autoridades

Os laboratórios FabLearn, criados pelo professor Paulo Blikstein da Universidade de Stanford, são espaços de invenção, descoberta, investigação e aprendizagem. Eles já estão presentes em 15 países do mundo. “A gente não quer que a criança só consuma tecnologia, a gente quer que elas produzam também. Você não consegue entender tecnologia sem fazer. Aqui em Sobral fizemos dois dos mais modernos laboratórios do Brasil e do mundo, de fabricação digital e exploração tecnológica”, disse o professor, responsável pela implantação do projeto no município.

“Estamos entregando duas conquistas importantes para nossa educação: o cabeamento de fibra ótica, permitindo que todas as escolas de Sobral estejam conectadas em uma internet de alta qualidade, como em nenhuma outra do Estado do Ceará; e os dois laboratórios FabLearn. O objetivo é que, a partir deles, a gente comece a se planejar para que todas as escolas da sede e distritos possam ter laboratórios semelhantes, dessa vez implantados com recursos próprios, para que a educação de Sobral seja ainda melhor do que já é”, afirma o prefeito Ivo Gomes.

Estudante do 9º ano no Colégio Maria Dorilene, Lindomar Matos, de 15 anos, elogia a ação inovadora. “A primeira vez que eu entrei num laboratório de ciências foi aqui nesse colégio, onde eu tive a experiência de montar alguma coisa. Me senti um cientista, vamos dizer assim”. Nos laboratórios, os alunos irão aprender a programar, construir objetos em 3D, conceitos de robótica, criar invenções funcionais e integrar diferentes matérias (eletrônica com costura, por exemplo).

“Eu tô achando muito interessante, porque isso faz com que as crianças queiram estudar mais e praticar. Agora que foi feito esse laboratório fica bem mais fácil de aprender as matérias”, disse Vivian Moura, também estudante do 9º ano no Colégio Maria Dorilene, de 14 anos.

Fonte: Portal da Prefeitura de Sobral

Leave a Reply

agosto 2018
S T Q Q S S D
« jul    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031