LABOMAR debaterá sobre mudanças climáticas e oceanos

Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) tem sede em Fortaleza.Foto-Arquyivo

O Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) da Universidade Federal do Ceará realizará, de 10 a 14 de setembro, em sua sede (Av. Abolição, 3207, Meireles), a escola internacional Fortaleza’s Austral Spring School on Climate Change and Marine Conservation. Trata-se de um curso, a ser ministrado em inglês, que contará com a presença de renomados professores e pesquisadores dos Estados Unidos, da Holanda e do Brasil. Eles abordarão questões ligadas às mudanças climáticas no planeta e às repercussões econômicas e ecológicas sobre a sociedade e os oceanos.

As inscrições, gratuitas, são limitadas e poderão ser realizadas on-line por meio de link que ficará disponibilizado no site do LABOMAR no período de 13 a 17 de agosto. Podem se inscrever estudantes de graduação e pós-graduação de universidades do Brasil e do exterior, bem como servidores públicos (municipais, estaduais e federais) de universidades e órgãos da área de meio ambiente, recursos hídricos e clima.

No programa, serão abordadas questões como mudanças climáticas globais; oceanos quentes e seus efeitos na estabilidade do clima; status atual das mudanças climáticas, efeitos políticos e econômicos; impactos das mudanças climáticas nos ecossistemas regionais, nas espécies marinhas e na saúde humana; impactos de plásticos e outros poluentes químicos nos oceanos.

Convidados

Entre os professores estrangeiros estão Reindert Haarsma, do Royal Netherlands Meteorological Institute (Instituto Holandês de Meteorologia), e Jerry Miller, do Escritório de Ciência e Política para os Oceanos da Casa Branca (Estados Unidos). Os professores Helena Matthews-Cascon, do Departamento de Biologia da UFC, Edmo Campos, professor visitante do LABOMAR, e Eduardo Sávio, atual presidente da FUNCEME, também integram o corpo docente do curso.

Internacionalização

A escola consiste em estratégia de internacionalização e atividade de cooperação acadêmico-internacional na forma de cursos de curta duração. Trata-se de uma iniciativa do LABOMAR para fomentar a cooperação acadêmica e o intercâmbio internacional em cursos e programas de pós-graduação stricto sensu. O objetivo é trazer professores e pesquisadores nacionais e estrangeiros de elevado conceito internacional para a realização de cursos, a fim de fortalecer, ampliar e qualificar os programas de pós-graduação de instituições brasileiras e qualificar servidores públicos em políticas públicas.

Fonte: Prof. Marcelo Soares, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Marinhas Tropicais da UFC – fone: 85 3366 7014 (Portal da UFC)

Leave a Reply

agosto 2018
S T Q Q S S D
« jul   set »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031