Festival Internacional de Teatro Infantil chega à 8ª edição

Cia Laguz Circo Suspiroa e Burbujas, Foto-Thais Lima

Ocupar ruas, praças e teatros com as mais diversas artes, sugerindo a crianças de todas as idades que “quebrem a corrente” que as prende à TV, ao tablet ou ao celular e saiam de “suas cavernas”. Inspirada no Mito da Caverna de Platão, essa é a proposta do TIC – Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará, que chega à 8ª edição de 6 a 14 de outubro. São mais de 50 atividades artísticas de diversas linguagens, realizadas em Fortaleza (6 a 13/10), Sobral (10 a 14/10) e São Gonçalo do Amarante (14/10). Toda a programação é gratuita.

Iara Rennó_IAIÁ E OS ERÊS.Foto-Chris Von Ameln

Nos espaços cênicos, 15 atrações locais, nacionais e internacionais apresentam espetáculos de teatro, circo, música, teatro de rua, palhaçaria, teatro de animação, teatro para bebês, dança e performance, originalmente destinadas ao público infantil, mas que despertam a atenção de público de todas as idades. Exibições de filmes da Mostra ComKids e oficinas também marcam a programação do Festival.

Cia Artesanal O HOMEM QUE AMAVA CAIXAS,Foto-Ricardo Manna

Em Fortaleza, o 8º TIC faz jus à sua proposta de promover a arte que ocupa, e espalha espetáculos por espaços diversos. São eles: Centro Cultural Banco do Nordeste, Theatro José de Alencar, Centro Cultural Belchior, Centro Cultural Grande Bom Jardim, Hospital Infantil Albert Sabin, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Cinema do Dragão, Espaço Arena Dragão do Mar, Teatro Dragão do Mar), Porto Dragão e a Rua Dragão do Mar, ao lado da Escola Porto Iracema das Artes. Em Sobral acontece  na Casa da Cultura, Theatro São João, Praça São João e Hospital Regional do Norte. Nesta edição o Festival chega a São Gonçalo do Amarante, no litoral oeste do estado, com atividades na Praça da Igreja Matriz.

Circo Rebote INKA CLOWN SHOW

 Desde sua criação o TIC vem conquistando um público cada vez mais fiel, pela criteriosa escolha dos artistas, companhias e seus respectivos espetáculos. São todos nomes respeitados em suas artes e na promoção da cultura para a infância.

Mostra ComKids SessaoPipoca-Lendas Animadas: O jabuti e a fruta

Da França o TIC recebe Séverine Coulon, atriz, marionetista e diretora teatral há 20 anos. A artista francesa se destaca junto ao público infantil e adulto pelo primor visual de seus trabalhos. No Festival apresenta “Filles & Soie” (Meninas & Seda), que trata de questões relacionadas às obsessões da estética feminina.

Atrações cearenses

Com espetáculos de circo, teatro, música e dança, os artistas cearenses têm um destaque especial no 8º TIC. São oito atrações com espetáculos nas três cidades e três com oficinas de Circo (Grupo Garajal), de Sonoridade e de Cata-vento (Marcos Maracatu) e de Skate (Tiago Studart e Tucano).

Teatro Engrenaje MICROMUNDO,Foto-Andrés Gachón y Teatro Engranaje

Mostra ComKids

 O TIC apresenta 22 produções audiovisuais produzidas no Brasil, na Argentina, na Colômbia e no Uruguai que abordam temas como cidadania, identidade, família, entre outros. A Mostra é uma das ações do comKids (www.comkids.com.br), iniciativa que reúne e articula profissionais do setor de mídia e cultura para a infância e a adolescência no Brasil, na América Latina e na Península Ibérica. No Festival, são quatro sessões diferentes, divididas por faixa etária: Sessão Pipoca (até 5 anos), Sessão Pipa (até 5 anos), Sessão Pingue-Pongue (a partir de 6 anos) e Sessão Bambolê (a partir de 6 anos).

Serviço

TIC – Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará – Em Fortaleza (6 a 13/10), Sobral (10 a 14/10) e São Gonçalo do Amarante (14/10). Toda a programação é gratuita. Informações: 85 3048.6077, fest.teatroinfantil@gmail.com. Site: www.festivaltic.com.br. Instagram: @festival_tic. Facebook: TIC – Festival de Teatro Infantil do Ceará.

Leave a Reply

setembro 2018
S T Q Q S S D
« ago   out »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930