Fórum de Comitês de Bacia debate ações para 2019

Reunião acontece no Centro de Eventos Dom Cláudio,em Fortaleza.Foto-Divulgação

Reunidos no Centro de Eventos Dom Cláudio, nos dias 10 e 11 de janeiro, em Fortaleza, representantes dos doze Comitês de Bacia do estado do Ceará participaram do Fórum Cearense de Comitês de Bacia. Foco do encontro que abre as atividades deste ano, o grupo fez um balanço das atividades de gestão e operação dos recursos hídricos realizadas durante 2018. Gestores da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) e da Secretaria de Recursos Hídricos(SRH) destacaram ações importantes realizadas e prospectaram novos desafios para 2019.

A longa estiagem que o Ceará atravessa foi assunto recorrente no Fórum. Ações realizadas pelo setor de recursos hídricos do estado foi pauta do encontro, sendo enumeradas pelo presidente da Cogerh, João Lúcio Farias. Ele destacou o expressivo número de poços perfurados em diversas localidades do Ceará. Mais de 6000 ao todo. O número de poços é somado aos projetos de reúso de água e de construção de adutoras, todas ações para evitar o desabastecimento hídrico em tempo de estiagem. ” Temos feito um grande esforço para não deixar faltar água no Ceará”. destaca João Lúcio.

Para 2019, o presidente da Cogerh destaca os projetos de dessalinização, já em andamento, e promete fortalecer ainda mais a gestão participativa, no que classifica com um dos segmentos ” mais importantes da Cogerh, senão o mais importante”. Farias também lembrou a necessidade de algumas melhorias, conforme foi sugerido pelos Comitês em reuniões anteriores. Uma delas é o aperfeiçoamento da fiscalização realizada pela Cogerh no entorno dos reservatórios do estado. Sobre isso, João Lúcio garantiu que a Companhia segue trabalhando na implantação que um novo sistema de fiscalização, com ferramentas mais modernas .

O funcionamento interno dos Comitês também foi foco do encontro. Orientações administrativas foram repassadas aos Comitês, além de informações sobre projetos educativos, como a confecção de um livro infantil com a temática de consumo responsável e inteligente da água. ” A ideia é levar o livro para escolas do interior do estado e trabalhar com crianças de 9 a 10 anos, ressaltou a gerente de relacionamento com o usuário da SRH, Márcia Caldas.

Fonte: Portal da Cogerh

Leave a Reply

janeiro 2019
S T Q Q S S D
« dez   fev »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031