Desembargador Teodoro Santos assume corregedoria-geral

Solenidade ocorreu no dia 01 de fevereiro,no Tribunal de Justiça.Fotos-Divulgação

Na tarde desta sexta-feira (1º/02), o desembargador Teodoro Silva Santos assumiu a Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ) para o biênio 2019/2021. A solenidade foi conduzida pelo presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Washington Luis Bezerra de Araújo.

Desenbargador Teodoro Silva Santos é natural de Juazeiro do Norte

Em discurso, Teodoro Silva afirmou ser uma “honra assumir o distinto cargo de corregedor-geral, todavia consciente da imensa responsabilidade que tal assunção me impõe, em especial, pelas circunstâncias inerentes a essa árdua e espinhosa missão”. Ele elogiou o antecessor, desembargador Francisco Darival Beserra Primo, definindo-o como profissional probo, competente e vocacionado, que, por meio de estilo próprio de administrar, prestou relevante serviço ao Judiciário alencarino”.

O novo corregedor destacou que chega com a finalidade de priorizar a “orientação, sem desprezar a fiscalização; rever as rotinas administrativas, maximizando resultados práticos; imprimir maior eficiência ao trabalho, sem descurar demandas quotidianas, que precisam ser mais bem gerenciadas; exercer as atividades correcionais, sem deixar de apoiar todas as iniciativas marcadas pela defesa intransigente dos interesses da sociedade”.

O desembargador disse ainda que está atento e preparado para os novos desafios. “Assim, não há, segundo incontestável verdade, probabilidade alguma de que os problemas não venham a recair sobre nossas cabeças; os pássaros das dificuldades sempre sobrevoarão o existencial humano. O importante é não permitir que façam seus ninhos em nossos caminhos, por falta de uma ação de enfrentamento e coragem da nossa parte.”

Transmissão do cargo

Representando o ex-corregedor-geral, o decano da magistratura cearense, desembargador Fernando Luiz Ximenes Rocha, conduziu a transmissão do cargo e desejou sucesso ao novo corregedor. “Que o desembargador Teodoro Silva Santos dê prosseguimento ao trabalho e faça uma grande gestão, e certamente o fará, pela sua competência, capacidade, seu desempenho como desembargador, da mesma forma que foi como membro do Ministério Público e professor da Universidade de Fortaleza [Unifor]. Está realmente preparado para assumir essas funções.”

O decano também elogiou a gestão do desembargador Darival Beserra. “Fez um brilhante trabalho à frente da Corregedoria, reconhecido por todos nós como um trabalho incansável. Posso dar esse testemunho maior porque por diversas oportunidades pude substituí-lo e vi o volume de trabalho que aqui era desenvolvido”, disse.

Perfil

Natural de Juazeiro do Norte (CE), Teodoro Silva Santos nasceu em 2 de maio de 1958. Recebeu o título de cidadão dos municípios de Fortaleza, Crato e Palmácia. É bacharel em Ciências Jurídicas, mestre e doutorando em Direito Constitucional pela Unifor, e especialista em Direito Processual Penal pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Há 15 anos exerce o magistério na Unifor, onde ensina a disciplina de Direito Processual Penal. Ingressou no Tribunal de Justiça em 29 de abril de 2011, pelo Quinto Constitucional, em vaga reservada ao Ministério Público, onde passou 18 anos como promotor de Justiça e procurador de Justiça (integrante do Conselho Superior do Ministério Público). Foi membro da 2ª Câmara de Direito Privado e fundador da Comissão de Segurança Permanente do Judiciário (primeiro presidente), pelo período de sete anos, concluindo os trabalhos em janeiro de 2019. É autor de três livros com temas voltados aos Direitos Humanos e ao Processo Penal Brasileiro. Em 2003, foi agraciado com a Comenda de “Ordem Alencarina” – Egrégio Tribunal Regional do Trabalho do Estado do Ceará. Em 2016, foi homenageado com o Troféu “Sereia de Ouro”.

Com informações do  Portal do TJCE

Leave a Reply

fevereiro 2019
S T Q Q S S D
« jan    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728