Hemocentros Sobral e Crato com certificação internacional

Hemoce festeja certificação. Fotos-Divulgação

Os Hemocentros Regionais de Sobral e Crato, unidades do Centro de Hematologia e Hemoterapia, Hemoce, da rede pública do Ceará, conquistaram a certificação de qualidade da ISO 9001:2015. A certificação garante a eficácia do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) dos Regionais em padrão internacional.

Hemocentro Regional de Sobral

As unidades regionais foram avaliadas entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro, pelo auditor Eduardo Tortorette, da empresa QMS Certification Services, organização de origem australiana com atuação global que atesta a qualidade no padrão ISO. Durante a auditoria, foram avaliados, setores do ciclo do sangue como triagem, pré- triagem, coleta, armazenamento, processamento, imuno-hematologia, captação de doadores, ambulatório de transfusão, laboratórios e áreas de apoio. Durante a avaliação é verificado se as áreas auditadas cumprem os critérios de qualidade e segurança em padrões internacionais. Em todas as áreas o Hemoce obteve êxito em seus processos e não apresentou nenhuma não-conformidade. “Essa conquista é muito importante não só para toda a equipe do Hemoce, como para a população cearense. Ter a certificação da ISO em uma unidade pública e no interior do Estado, só traduz o imenso compromisso que a gente tem de oferecer um serviço com alto padrão de qualidade. O resultado é mérito de um esforço coletivo, onde a gente busca ultrapassar as dificuldades, desafios e melhorar cada dia mais”, disse a diretora geral do hemoce, Luciana Carlos.

Palestra sobre a importância do certificado internacional

A sede do Hemoce em Fortaleza é certificada desde 2012 e está no terceiro ciclo de renovação. A expectativa é que no ano de 2019 os Hemocentros Regionais de Iguatu e Quixadá também sejam avaliados pela ISO 9001:2015. “Nós começamos aqui em Fortaleza já considerando como uma grande conquista e agora estamos conseguindo expandido para o interior com êxito em Sobral e Crato. Nossa expectativa é que até o final do próximo ano a gente espera ter toda a hemorrede pública do Ceará com reconhecimento no alto padrão de qualidade”, disse Luciana Carlos.

Certificação

O Hemoce é certiificado pela norma ISO 9001, versão 2008 no Sistema de Gestão da Qualidade no Ciclo do Sangue para os Processos de Captação de doadores, triagem, coleta, processamento, sorologia, imunohematologia, armazenamento, transporte, ambulatório de transfusão e distribuição. Com a nova atualização da ISO 9001:2015 a renovação foi alcançada pelo Hemoce. Em 2016, o escopo (áreas para análises) foi ampliado e agora abrange todas as áreas do Hemoce Fortaleza. A certificação da norma ISO é conferida a instituições no mundo todo que se destacam pela excelência de seus processos e serviços, após análises de resultados e auditorias que indicam se os critérios da Norma Internacional foram atendidos.

Norma ISO:
A ISO é uma entidade de padronização e normatização que foi criada em Genebra, na Suíça, em 1947, para manter a qualidade permanente de produtos e serviços através de um conjunto de ações preventivas. O nome ISO vem da sigla de International Organization for Standardization (Organização Internacional para Padronização).

A ISO 9000 designa um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral, qualquer que seja o seu tipo ou dimensão. A sua função é a de promover a normatização de produtos e serviços, para que a qualidade dos mesmos seja permanentemente melhorada. As normas foram elaboradas por meio de um consenso internacional acerca das práticas que uma organização deve tomar a fim de atender plenamente os requisitos de qualidade total.

Com informações – Assessoria de Imprensa do Hemoce

Leave a Reply

fevereiro 2019
S T Q Q S S D
« jan   mar »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728