Atividades lúdicas estimulam pacientes pediátricos

Ações de humanização são realizadas no Hospital Regiona Norte.Fotos-Divulgação

O cuidado digno em saúde dispensado a crianças e bebês hospitalizados no Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, do Governo do Ceará, administrado pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), vai além da atenção terapêutica especializada da equipe multiprofissional, alcançando diferentes ações de humanização.

Projeto é voltado para o eixo pediátrico e para a neonatologia

Referência no atendimento pediátrico de 55 municípios da região norte do estado, o HRN conta com um programa de humanização voltado para o eixo pediátrico e para a neonatologia. Tem o objetivo de amenizar o período de internação e auxiliar na recuperação dos pequenos.

O Método Canguru, adotado na Neonatologia do HRN

O HRN também preconiza ações humanizadas para a família, como os grupos terapêuticos com psicólogos e assistentes sociais nos quais os familiares podem expor o que estão sentindo acerca do processo de hospitalização e tirar dúvidas. Há periodicamente treinamentos com as equipes do eixo pediátrico para intensificar o tratamento humanizado.

HRN tem ações especiais em datas comemorativas

Segundo a psicóloga Izabella de Carvalho, as ações de humanização são feitas de forma continuada e ajudam as crianças no entendimento acerca da hospitalização, além de favorecer a recuperação. “Os momentos de humanização são importantes para as crianças se sentirem acolhidas e cuidadas. Reduz o sofrimento da internação e leva as crianças a entenderem de modo Prlúdico o processo de hospitalização, a mudança na rotina. Os pais também se sentem mais acolhidos e podem participar desse processo”, explica.

HRN tem ações especiais em datas comemorativas

Ações de humanização

O Método Canguru, adotado na Neonatologia do HRN, possibilita o contato pele a pele, aproximando a família do bebê, além de estimular o desenvolvimento e ajudar na recuperação dos bebês de baixo peso e prematuros.

As crianças atendidas pelo setor contam ainda com incubadoras aquecidas, umidificadas e com pouca luminosidade e quase sem ruídos para simular o ambiente intrauterino. Os bebês participam de técnicas como os banhos de ofurô, que acalma as crianças, e a redeterapia, na qual os bebês mais estáveis são colocados em redes produzidas para o tamanho deles, dentro da incubadora. Isso ajuda a criança a adquirir uma posição mais confortável.

A musicoterapia é outra técnica associada ao tratamento dos bebês prematuros. Nos horários do soninho, todo o setor tem as luzes reduzidas e são colocadas no ambiente músicas relaxantes como sons da natureza. As mamães com bebês internados podem ficar alojadas no Estar Materno, o que possibilita comodidade e proximidade do filho. Há ainda o banco de leite materno.

Eixo pediátrico

No Hospital Regional Norte, os pacientes infantis podem desfrutar de um parquinho e de uma brinquedoteca. Há também grupos que vão ao hospital para levar música e brinquedos. O HRN tem ações especiais em datas comemorativas como Semana da Criança, Carnaval, Natal, Páscoa, Festas Juninas, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia Mundial da Infância. Além disso, todos os aniversários das crianças internadas são comemorados com bolos cenográficos e presentes recebidos de doações de voluntários.

Mensalmente, as crianças se reúnem em grupos terapêuticos ou de socialização nos quais aprendem de forma lúdica sobre a rotina do hospital e podem fazer novos amigos. Nesses momentos há músicas, desenhos e pinturas. Os pais e acompanhantes participam de grupos de Educação em Saúde no qual discutem temas como a importância da higienização das mãos e a rotina do hospital. Os temas também seguem o calendário da saúde.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Hospital Regional Norte (HRN)

 

 

Leave a Reply

abril 2019
S T Q Q S S D
« mar   maio »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930