29º Cine Ceará tem inscrições abertas até 31 de maio

29º Festival Cine Ceará acontecerá o no Cineteatro São Luiz. Foto-Rogério Resende/Divulgação

Promovido pela Universidade Federal do Ceará, através da Casa Amarela Eusélio Oliveira, o Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema recebe inscrições, até 31 de maio, para as Mostras Competitivas Ibero-Americana de Longa-Metragem e Brasileira de Curta-Metragem de sua 29ª edição, que acontece em setembro, em Fortaleza, com mostras competitivas, debates e exibições especiais. As inscrições são gratuitas e são feitas exclusivamente pelo site do festival.

Os curtas cearenses inscritos que não forem selecionados para a Competitiva Brasileira serão submetidos à comissão de seleção da Mostra Olhar do Ceará. Uma novidade é que a partir deste ano o festival reservará para mulheres diretoras no mínimo 30% do total de produções concorrentes nas três mostras juntas: Competitiva de Longa, Competitiva de Curta e Olhar do Ceará.

Com mostras competitivas e paralelas, exibições especiais, debates e oficinas, o 29º Cine Ceará reforça seu compromisso de levar ao público cearense uma parcela significativa da produção de cinema e vídeo ibero-americanos, proporcionando um rico intercâmbio entre cineastas e estudantes de diferentes culturas e promovendo a divulgação de novos talentos.

Quem pode participar

A Mostra Competitiva Ibero-Americana de Longa-Metragem é destinada a filmes de produtores ou diretores ibero-americanos (países da América Latina, Caribe, Portugal e Espanha) nos gêneros de animação, ficção, documentário e experimental, concluídos a partir de 2018 e com duração mínima de 60 minutos.

Podem participar da seleção para a Mostra Competitiva Brasileira de Curta-Metragem produtores e diretores brasileiros ou radicados no País há mais de três anos, com filmes nos gêneros ficção, documentário, animação e experimental de até 25 minutos, concluídos a partir de janeiro de 2018, que não tenham participado do processo seletivo de outras edições do festival.

Para ambas as mostras, a prioridade na seleção será para obras inéditas e os filmes devem ter a classificação indicativa conforme estabelecido pelo Ministério da Justiça.

Prêmios

Os selecionados na Competitiva de Longa-Metragem concorrerão ao Troféu Mucuripe, que será concedido ao vencedor indicado pelo júri oficial nas categorias de Melhor Longa-Metragem, Direção, Fotografia, Montagem, Roteiro, Som, Trilha Sonora Original, Direção de Arte, Ator e Atriz. Na Competitiva de Curta-Metragem os selecionados vão disputar o Troféu Mucuripe nas categorias de Melhor Curta-Metragem, Direção, Roteiro e Produção Cearense.

Recebem ainda o Troféu Mucuripe o melhor longa-metragem e melhor curta das Competitivas Ibero-Americana e Brasileira eleitos pelo júri Abraccine (Prêmio da Crítica) e pelo júri Olhar Universitário. A Mostra Olhar do Ceará também vai premiar com o Troféu Mucuripe o melhor filme cearense.

Todos os detalhes sobre inscrições, processo seletivo e premiação das mostras competitivas, entre outras informações, podem ser consultados no regulamento disponível no site do festival.

O 29º Cine Ceará é uma promoção da UFC, através da Casa Amarela Eusélio Oliveira, com apoio do Governo do Estado do Ceará por meio da Secretaria da Cultura e do Ministério da Cidadania – Secretaria Especial da Cultura. A realização é da Associação Cultural Cine Ceará e da Bucanero Filmes e conta com patrocínio de empresas públicas e privadas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (SIEC) e da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

Outras informações podem ser obtidas com a produção do festival pelo e-mail contatos@cineceara.com ou pelos telefones (85) 3055 3465 e 3261 0646.

Fonte: Dégagé Assessoria de Imprensa – fones: (85) 3252 5401, 99989 5876 e 99989 391

Leave a Reply

abril 2019
S T Q Q S S D
« mar   maio »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930