Alta linhagem educacional – Artigo do Professor Teodoro

Opinião/Professor Teodoro – Deputado estadual

Deputado Professor Teodoro (PSD). Foto - Arquivo

Deputado Professor Teodoro (PSD). Foto – Arquivo

Os irmãos Linhares, filhos de Santa Quitéria, fazem parte da alta linhagem educacional no Ceará. Edgar Linhares (ex-presidente do Conselho de Educação do Estado), Evaristo Linhares (ex-reitor da UVA) e padre Francisco Linhares formavam a tríade que se formou na zona norte para brilhar no cenário educacional cearense. Dos três, ainda vivia até dia 6 de abril, padre Francisco Linhares, como auxiliar na igreja de São Vicente de Paula, em Fortaleza.

Os três, embora em missões distintas, foram eminentemente professores. Em comum, a formação cultural e a lide educacional e o fato de exercerem suas funções até antes da partida. Eles morreram um ano após o outro: Evaristo em abril de 2014, Edgar em março de 2015, e agora Francisco neste abril de 2016. Todos estudaram no seminário para ser padre, Francisco foi o único a exercer o sacerdócio.

Francisco Linhares Lima estudou no Brasil e na Europa (França) e foi professor universitário em Goiânia. Um homem simples, recatado e muito afeito à oração e à meditação. Levado a essa condição por sua natureza espiritual e algumas experiências pessoais que aprofundaram sua fé.

Edgar Linhares sempre militou na educação, como formulador de políticas públicas desde os tempos do governo de Virgílio Távora, um dos responsáveis pela então famosa Cartilha do Professor. Pela primeira vez, o Ceará teve seu Plano Estadual da Educação, e Linhares era um de seus mentores.

 Outra atuação forte se deu no movimento que mudou a história da educação, primeiro de Sobral, e de todo o Estado. Ele era um dos coordenadores do que veio a ser embrião do Programa de Alfabetização na Idade Certa.

Conheci Edgar Linhares na década de 1980, quando eu trabalhava na Secretaria Geral do Ministério da Educação. Edgar chegava ao MEC trazido pelo então ministro Eduardo Portela.

O pensamento de Edgar Linhares está presente em todas as fases cruciais da educação cearense e vai permanecer como um dos principais pensadores da educação cearense.

Minha convivência maior foi com Evaristo Linhares, que foi ex-reitor da UVA durante 12 anos. Durante esse período foi um grande colaborador da interiorização do ensino superior. Um companheiro leal e prestativo, presente nos principais momentos de vitória na UVA.

Ele foi um dos guerreiros na luta vitoriosa que empreendemos para levar o curso de Direito para Sobral e que sofreu forte resistência, principalmente de cunho corporativo. Hoje é um dos cursos de maior sucesso da Universidade.

Sua luta na educação foi iniciada desde cedo como professor do Liceu e do Colégio Justiniano de Serpa. Depois, titular da Universidade Estadual do Ceará, onde coordenou o Departamento de Ciências. Ajudou na implantação de escolas em diversos municípios. Por fim, passou a levar cursos universitários para locais sem acesso a esse grau de educação.

Nos últimos anos, a educação cearense perde três de seus maiores luminares, cuja memória reverenciamos com muito carinho e gratidão.

Leave a Reply

novembro 2019
S T Q Q S S D
« out    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930