Pandemia pode adiar beatificação da menina Benigna

Imagens da menina Benigna em Santana do Cariri (Foto: Fabio Lima)

A pandemia do novo coronavírus pode adiar o primeiro processo de beatificação da história do Ceará, que está marcado para acontecer no dia 21 de outubro deste ano. A celebração daria o título de beata a Benigna Cardoso da Silva, menina brutalmente assassinada por um homem em Santana do Cariri, no ano de 1941, quando tinha apenas 13 anos de idade.

Conhecida popularmente como Menina Benigna, a garota foi esfaqueada pelo seu agressor após ter recusado manter relações íntimas e amorosas com ele. Religiosa e temente a Deus, sua morte chocou a população da cidade e fez com que os fiéis da localidade a reconhecessem como santa.

Seu processo de santificação, no entanto, só foi agendado em 2011 pela Arquidiocese do Crato. Em outubro do ano passado, o Vaticano reconheceu Benigna como mártir e abriu caminho para a sua beatificação, etapa que reconhece à fama e o testemunho de santidade de alguém que viveu e morreu heroicamente.

De acordo com o bispo Dom Gilberto Pastana de Oliveira, da Diocese do Crato, a celebração dessa fase, que aconteceria no dia 21 de outubro deste ano, pode ser adiada por conta da pandemia. O líder religioso afirmou que o Vaticano ainda não confirmou uma nova data do evento e informou que segue aguardando comunicado.

Equipes paroquiais já haviam sido preparadas para organizarem celebração, que seria seguida de uma romaria três dias após sua realização, mas planejamentos seguem à espera de decisão do papa Francisco. “Outras beatificações foram adiadas pelo Mundo. Estamos aguardando, mas tudo indica que não vai acontecer”, afirma o padre Paulo Lemos, pároco de Santana do Cariri.

O sacerdote considera como “marcante” o processo de beatificação da Menina Benigna e garante que as expectativas entre os fiéis da cidade estão altas. “Ela deu a vida por uma causa, por isso é mártir. A beatificação veio no encontro do desejo do povo. A Igreja confirma aquilo que o povo já sentia no coração”, completa.

O próximo processo após a etapa de beatificação é o de canonização. Essa será a última fase para transformar a Menina Benigna na primeira santa cearense, embora ela já seja considerada assim na região onde nasceu e deu, tragicamente, os últimos suspiros de vida.

Por Gabriela Almeida – O Povo online – 20:02 | 03/07/2020

Leave a Reply

agosto 2020
S T Q Q S S D
« jul    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31