Sobral é Polo da Universidade Aberta do Brasil no Ceará

Centro de Educação a Distância (CED), em Sobral. Foto - Arquivo

Centro de Educação a Distância (CED), em Sobral. Foto – Arquivo

O Centro de Educação a Distância do Estado do Ceará (CED) em Sobral, órgão vinculado a Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), foi aprovado como novo Polo do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). A aguardada resposta chegou no dia 15 julho, por meio de ofício da CAPES, classificando como “Apto” e sem restrição para a oferta de cursos a distância pela adequação de infraestrutura física, tecnológica, metodológica e de recursos humanos, conforme exigido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), ligada ao Ministério da Educação (MEC).

CED

CED oferecerá cursos de graduação em diversas áreas. Foto-Divulgação

O CED, em breve, estará oferecendo cursos de graduação em diversas áreas, tais como Administração, Pedagogia e em Licenciaturas (Português, Inglês, Espanhol, Física, Química, Matemática, Biologia e outras), em parceria com a UAB da UFC, UECE e IFCE. Todos os cursos de graduação serão gratuitos, com duração de 4 a 5 anos, com ingresso por meio do ENEM ou de processo seletivo específico, de acordo com as regras de cada Universidade parceira.

Segundo o Prof. Herbert Lima (UFC), diretor do CED, “essa  foi uma conquista importante para a consolidação do CED como espaço de formação de professores, assim como para fortalecer a institucionalização da EaD no Centro”. Ainda segundo o diretor do CED a aprovação do polo se deu por meio da submissão de um projeto a partir de um rigoroso edital público da CAPES e após uma visita in loco de uma comissão de avaliação que considerou não apenas a estrutura física do espaço, mas também a atual proposta pedagógica desenvolvida pelo CED como sendo de excelência.

De acordo com o Prof. Mauro Pequeno (UFC), Diretor do Instituto UFC Virtual – Coordenador da UAB/UFC e membro da Diretoria da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância, “o CED tem tudo para ser considerado como o maior e melhor polo da UAB no Brasil, devido sua estrutura física e também pelo atual modelo de gestão e desenvolvimento de projetos e iniciativas que demonstram destacadamente o potencial e a qualidade da EaD como metodologia de ensino, formação e qualificação profissional e inclusão social”.

Sobre o CED

O CED é uma unidade de referência no ensino a distância, atuando também de forma presencial e semipresencial na rede de formação  profissional do estado. É dotado de infraestrutura para a produção e disseminação de conhecimentos no campo da Física, Biologia, Química, Matemática e Informática, envolvendo profissionais especializados na área foco de atuação, através do uso de tecnologias com as salas de videoconferência, estúdio de TV e Salas de Web, tendo como elemento estruturante o Cinturão Digital.

 Sobre a UAB

A UAB é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população com dificuldade de acesso à formação universitária. A metodologia adotada é a de Educação à Distância (EaD), com aulas semipresenciais que ocorrem periodicamente nos polos autorizados. Todos os cursos oferecidos são gratuitos e as opções são ampliadas conforme os polos firmam parcerias com universidades estaduais e federais. O processo de seleção e períodos de inscrição dependem da universidade responsável pelo curso.

Outras informações

www.ced.virtual.ufc.br / cedceara.blogspot.com.br/www.facebook.com/cedceara/

Fonte:Assessoria de Comunicação do CED (4.8.2016)

Leave a Reply

setembro 2020
S T Q Q S S D
« ago    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930