Cogerh define recuperação do sistema hídrico Araras/Ipu

Reunião da Cogerh e Cagece, no dia 16 de junho. Foto - Divulgação,

Com o objetivo de tratar o abastecimento hídrico do município de Ipu, na região noroeste do Ceará, o presidente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos – Cogerh, Rennys Frota, esteve reunido na tarde da última segunda-feira(16) com o presidente da Companhia de Água e Esgoto do Ceará – Cagece, André Facó.

Na pauta do encontro esteve a recuperação do sistema hídrico Araras/Ipu, que atualmente opera com uma vazão de 145m3/s, quando seria necessário uma vazão de aproximadamente 280m3/s para atender toda a população da sede dos municípios de Ipu e Pires Ferreira.

Após uma breve apresentação das condições atuais do sistema hídrico, Rennys Frota apresentou um plano de recuperação emergencial com o objetivo de garantir o abastecimento para os municípios durante o período de estiagem, considerado um dos piores dos últimos 40 anos.

Em seguida, complementando a sugestão dada pelo presidente da Cogerh, André Facó apresentou um plano de manutenção definitiva do sistema para possibilitar mais confiabilidade e segurança às operações de transferência hídrica nos próximos anos.

Após a aprovação técnica dos dois planos ficou definido que a Cogerh fará, de forma imediata, a revisão do conjunto motor-bomba, do quadro de comando e dos cabos de alimentação dos motores do flutuante, a ativação da segunda bomba de 30cv existente no local e a recuperação do flutuador. Essas ações deverão ser finalizadas até o próximo dia 27, quando será reestabelecido o pleno abastecimento para os municípios de Ipu e Pires Ferreira.

Além das ações emergenciais que serão realizadas pela Cogerh, ficou definido que a Cagece fará a troca dos rotores do motor instalado no sistema, a troca definitiva dos cabos de alimentação e a instalação de uma nova bomba de 50cv.

O açude Araras, fonte hídrica do sistema Araras/Ipu, está atualmente com 174 milhões de metros cúbicos, cerca de 19,6% da capacidade total.

Além do presidente da Cagece, participaram do encontro o prefeito de Ipu, Sérgio Rufino, o Deputado Estadual, Mauro Filho(PROS), o Diretor de Operações da Cogerh, Ricardo Adeodato, e o Diretor do SAAE de Ipu, Elisafran Mororó.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Cogerh

Leave a Reply

outubro 2019
S T Q Q S S D
« set    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031