Comemoração dos 18 anos do Curso de Zootecnia da UVA

 

Descerramento de placa comemorativa no campus Betânia. Foto – Hudson Costa

Foram comemorados, no dia 26 de outubro, os 18 anos de funcionamento do Curso de Zootecnia da Universidade Estadual Vale do Acaraú. A solenidade, presidida pelo reitor Antonio Colaço Martins, constou de palestra, entrega do Prêmio Alzir Barreto de Araújo, descerramento de placa e visita às instalações que passaram por significativa reforma. O evento, no campus Betânia, reuniu alunos, professores e servidores da instituição.

“Retrospectiva dos 18 anos do Curso de Zootecnia”, foi o tema da palestra proferida pelo professor Fabianno Cavalcante de Carvalho, diretor executivo do Instituto de Apoio ao Desenvolvimento da UVA (IADE). Como um dos fundadores do Curso, Fabianno Cavalcante foi compondo sua explanação com fatos ocorridos entre 1994 e 2012. Lembrou da formação da primeira turma em 1995; das instalações do Curso, com o primeiro bloco em 1997 e o segundo em 1999.

Em seguida, relatou a luta pela aquisição, manutenção e utilização da Fazenda Experimental Vale do Acaraú em 2001 e o ato de criação do Centro de Ciências Agrárias e Biológicas (CCAB), em 2002. Destacou a criação do Mestrado de Zootecnia, recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação, em setembro de 2005, enfatizando também a parceria da UVA com a Embrapa Caprinos e Ovinos.

Na retrospectiva sobre o Curso de Zootecnia, o professor Fabianno Cavalcante fez questão de destacar a atuação decisiva do ex-reitor José Teodoro Soares, por ter apostado em um projeto ambicioso como a criação de um curso, quando lançou a proposta que resultou na Resolução de 26 de outubro de 1994. Ele finalizou a palestra com a apresentação de projeto para qualificação acadêmica e aprimoramento técnico e físico nas instalações da Fazenda Experimental, vislumbrando um futuro centro de referência de ensino e pesquisa para o curso de Zootecnia da UVA.

Homenagem

Foram homenageados com o Prêmio Alzir Barreto de Araújo, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao Curso de Zootecnia, os professores Fabianno Cavalcante de Carvalho e João Ambrósio de Araújo filho (fundadores) e José Adalberto Gadelha; o ex-aluno Francisco Eden Paiva Fernandes e a funcionária Maria de Lourdes Ferreira Lima.

A solenidade foi coordenada pelo professor Everton Alves, que destacou a importância do Prêmio Alzir Barreto de Araújo, nome de um dos expoentes da agronomia e zootecnia do Ceará.

Mesa

A mesa dos trabalhos, no Auditório do Curso de Zootecnia, teve a seguinte composição: reitor Antonio Colaço Martins; vice-reitora Palmira Soares de Mesquita; diretora adjunta do IADE, Helena Mara de Lima; diretora do CCAB, Kátia Maria da Silva Parente e a coordenadora do curso de Zootecnia, Agnes Maria Barbosa Peter. O evento ficou encerrado com coffe break e descerramento de placa comemorativa.

 

Leave a Reply

agosto 2019
S T Q Q S S D
« jul    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031