Einstein, Freud, Marx e Jesus… na casa do padre Oswaldo

Padre Oswaldo Chaves com sua bicicleta e as fotos na parede:Einstein, Freud, Marx e Jesus... Foto - Hudson Costa

Em visita ao padre e poeta Oswaldo Chaves, em Sobral, acompanhado do fotográfo Hudson Costa, observei logo na entrada de sua casa a colocação de quatro fotografias na parede: Einstein, Freud, Marx e Jesus…

Na Internet, fiz uma rápida pesquisa sobre estas quatro personalidades que marcaram a história  da humanidade…

Albert Einstein  ficou conhecido por desenvolver a teoria da relatividade, comprovada em Sobral no Eclipse total do Sol de 1919. Recebeu o Nobel de Física de 1921, pela correta explicação do efeito fotoeléctrico; no entanto, o prémio só foi anunciado em 1922. O seu trabalho teórico possibilitou o desenvolvimento da energia atômica, apesar de não prever tal possibilidade.

Devido à formulação da teoria da relatividade, Einstein tornou-se mundialmente famoso. Nos seus último anos, sua fama excedeu a de qualquer outro cientista na cultura popular: “Einstein” tornou-se um sinónimo de  gênio. Foi, por exemplo, eleito pela revista  Time como a “Pessoa do Século”, e a sua face é uma das mais conhecidas em todo o mundo…

Sigmund Freud, médico neurologista austríaco e judeu,  foi fundador da psicanálise. Iniciou seus estudos pela utilização da hipnose como método de tratamento para pacientes com histeria. Também é conhecido por suas teorias dos mecanismos de defesa, repressão psicológica e por criar a utilização clínica da psicanálise como tratamento da psicopatologia, através do diálogo entre o paciente e o psicanalista.

Freud acreditava que o desejo sexual era a energia motivacional primária da vida humana, assim como suas técnicas terapêuticas. Ele abandonou o uso de hipnose em pacientes com histeria, em favor da interpretação de sonhos e da livre associação, como fontes dos desejos do inconsciente. Suas teorias e seu tratamento com seus pacientes foram controversos…

Karl Marx foi um intelectual e revolucionário alemão, fundador da  doutrina comunista moderna, que atuou como economista, filósofo, historiador, teórico político e jornalista. Em uma pesquisa realizada pela Radio 4, da BBC, em 2005, foi eleito o maior filósofo de todos os tempos…

A teoria marxista é, substancialmente, uma crítica radical das sociedades capitalistas. Mas é uma crítica que não se limita a teoria em si. Marx, aliás, se posiciona contra qualquer separação drástica entre teoria e prática, entre pensamento e realidade. Para ele, essas dimensões são abstrações mentais (categorias analíticas) que, no plano concreto, real, integram uma mesma totalidade complexa…

Jesus é a figura central do cristianismo. Para a maioria dos cristãos ele é Cristo, a encarnação de Deus e o “Filho de Deus”, que teria sido enviado à  Terra para salvar a humanidade. Acreditam que foi crucificado, morto e sepultado, desceu à mnasão dos mortos e ressuscitou no terceiro dia (na Páscoa). Para os adeptos do islamismo, Jesus é conhecido no idioma árabe como Isa (عيسى, transl Īsā), Ibn Maryam (“Jesus, filho de Maria”).

Os muçulmanos tratam-no como um grande profeta e aguardam seu retorno antes do Juizo Final. Alguns segmentos do judaismo o consideram um  profeta, outros um apóstata. A Bíblia é a principal fonte de informação sobre Jesus. Ele pode ser considerado como uma das figuras centrais da cultural ocidental…

Leave a Reply

agosto 2020
S T Q Q S S D
« jul    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31