Encontro discute os desafios da Comunicação na Igreja

Evento foi realizado em Itapipoca. Foto - Sidineuda Viana

Diversos agentes da pastoral da Comunicação, padres, bispos e comunicadores da Rádio Dom Bosco participaram no município de Itapipoca, localizado a 136 km de Fortaleza, do 1º Mutirão Regional de Comunicação e o 2º Mutirão de Comunicação da diocese de Itapipoca, realizado entre os dias 26 a 28 de setembro.

Na abertura do evento estiveram presentes os bispos Dom Vasconcelos, de Fortaleza; Dom Antônio Cavuto, de Itapipoca; padre José Wilson, da paróquia de Paracuru; Elson Faxina, doutor em Comunicação; Paulo Giraldi, jornalista da CNBB de Brasília; Inês Prata, jornalista e voluntária da Pastoral da Criança, entre outros. O encontro debateu anseios e desafios da comunicação na Igreja Católica e ainda as realidades da mesma no Ceará.  O tema geral do evento foi “Comunicação: encontro e anúncio” e o lema “Eu vos anuncio uma grande alegria”.

O bispo da diocese de Itapipoca, Dom Antonio Roberto Cavuto, destacou que a comunicação é essencial para a evangelização e segundo ele, nesses dois mil anos, a Igreja foi pioneira no processo de evangelização. “O grande desafio é promover a comunicação a partir da proposta do evangelho”, pontua Cavuto.

Para o bispo auxiliar de Fortaleza, Dom Vasconcelos, que é referencial da Comunicação na CNBB NE1, a principal mensagem passada durante o evento faz referencia a carta do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações. “A tecnologia é importante. Nós precisamos saber utilizar os meios de comunicação com a técnica, mas o mais importante é o calor humano, a atenção que precisamos dar as pessoas, ou seja, uma comunicação humanizada”, enfatiza.

Entre as diversas oficinas oferecidas do Mutirão de Comunicação, a de Rádio foi bastante procurada pelos participantes. Ministrada pela jornalista Andrea Pinheiro a oficina trouxe os conceitos do rádio, o cotidiano de quem faz esse veículo e ainda a criatividade e os desafios para estimular a imaginação do ouvinte. Segundo Andrea, quando se pensa no rádio é importante dosar os efeitos sonoros com a palavra falada. Oficinas de fotografias, comunicação e liturgia, leitura crítica e comunicação interpessoal também foram realizadas. O evento reuniu cerca de 150 comunicadores.

Com informações do jornalista Rodrigo Neto

Leave a Reply

janeiro 2020
S T Q Q S S D
« dez    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031