26º Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga

Cortejo de Guaramiranga, cidade serrana do Ceará. Foto – Eunilo Rocha/Arquivo

O teatro nordestino é feito com muito talento, paixão, disposição e principalmente resistência, graças a pessoas com ofícios dedicados ao processo de ser e fazer arte. Com um espírito de celebração aos profissionais resistentes que formam essa cadeia produtiva e criativa, o Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga chega à 26ª edição, de 3 e 7 de setembro de 2019, na cidade serrana do Ceará. A abertura oficial será no dia 3, às 18h30, no Teatro Rachel de Queiroz, com apresentação do Grupo Arte Cultura e Memória, da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA), instituição realizadora do Festival.

O FNTG valoriza a produção teatral nordestina em toda a sua diversidade ao longo desses 26 anos de história. Foi assim que se estruturou e se tornou reconhecido. Nesta edição, dá continuidade aos diálogos estéticos e artísticos possibilitados pelo encontro das diversas linguagens artísticas, o que enfatiza a vocação do Festival para o hibridismo.

Com esse conceito foram selecionadas companhias de cinco estados para se apresentarem na Mostra Nordeste: Clowns de Shakespeare (RN) com “Abrazo”, dia 3 às 16h e às 19h30; Pequena Companhia de Teatro (MA), com a montagem “Ensaio sobre a memória”, dia 4, às 19h e 21h30; Grupo Bagaceira de Teatro (CE), com a espetáculo “O Sr. Ventilador”, dia 5, às 16h e 19h; Vilavox (BA), com o solo “Medeia Negra”, dia 6, às 19h e 21h30; e Grupo Magiluth (PE) com “Dinamarca”, dia 6 às 19h e dia 7 às 20h. Com exceção do Vilavox, que estará no Teatro Dona Zilda, e Magiluth, que se apresenta na Escola Prof. Júlio Holanda, os demais grupos da Mostra Nordeste vão estar no palco do Teatro Rachel de Queiroz.

Palco Ceará e Cena Plural

Além da Mostra Nordeste, o FNTG conta com duas importantes mostras exclusivas para as artes cênicas produzidas por grupos e coletivos cearenses, Palco Ceará e Cena Plural, que contribuem diretamente com o fortalecimento do fazer teatral do estado, valorizando as produções de artistas de vários municípios. Serão contemplados grupos de Fortaleza, Baturité, Redenção, Russas e Guaramiranga.

FNT para crianças

O público infantil tem um espaço cativo na programação do Festival. É o FNT para Crianças, que acontece diariamente na Praça da Prefeitura, mas começa com um Cortejo das Escolas pelas ruas da cidade, no dia 3, a partir das 14 horas. Em cena nesta edição o grupo Desequilibradoz apresenta “Caixinha de Surpresa”, “A Princesa e o Sapo”, “Uirapuru”, “Junto e Misturado”, “Arruaça – Circo a Céu Aberto”.

Música no FNT

A música também é tradição no Festival Nordestino de Teatro, aquecendo as noites com instrumentistas e cantores de Guaramiranga e artistas convidados, no Palco da Música, na Praça do Teatro Municipal ou no Odilon Bar. Começa com o show “Eu preciso cantar!” apresentado por compositores e intérpretes da cidade, dia 3, às 21 horas. Nas noites seguintes as atrações são: Glauber Nocrato e a Escola de Música de Guaramiranga com o show “Caetanear”, Banda Samba Delas, DJ Erivan Jr., Banda Nazirê, de Juazeiro do Norte, e as cantoras Lorena Nunes, Di Ferreira e Pepita York no show “Las Tropicanas”.

Página Principal

Leave a Reply

dezembro 2019
S T Q Q S S D
« nov    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031