Governador esclarece à população sobre ações e medidas de enfrentamento ao Coronavírus

Governador Camilo Santana em reunião no Palácio da Abolição.Foto- Carlos Gibaja/Gov. do Ceará

 Governo do Ceará está promovendo uma série de ações para minimizar a propagação do Covid-19, responsável mundialmente pela pandemia do Coronavírus. Nesta terça-feira (17), durante sua conversa semanal nas redes sociais com a população, o governador Camilo Santana enfatizou as iniciativas adotadas pelo Estado, em parceria com municípios, entidades de classe, Justiça e Legislativo, através do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Coronavírus, para mitigar a contaminação de cearenses e minimizar os efeitos da doença. Dentre as medidas adotadas, estão a compra de mais kits para testes, preparação de unidades de saúde, campanhas educativas, entre outras. O Ceará tem nove casos confirmados, de acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado nesta segunda-feira (16).

O colegiado definiu uma série de condutas para os próximos 15 dias e que foram publicadas ontem (16) no Diário Oficial do Estado, junto com o decreto de estado de emergência de saúde pública. “Nós estamos antecipando uma série de medidas para mitigar os efeitos dessa infecção no Ceará. Caberá à Secretaria de Saúde do Estado coordenar a ações de enfrentamento ao Coronavírus aqui no Ceará. Ficam suspensos eventos públicos com mais de 100 pessoas. Também ficam proibidas atividades coletivas em equipamentos públicos que possibilitem aglomeração de pessoas. Ficaram suspensas também as atividades das escolas e universidades da rede de ensino pública. O decreto também suspendeu a visitação nas unidades prisionais ou de internação do sistema socioeducativo. Os eventos esportivos no Ceará só poderão ocorrer de portões fechados”, informou Camilo, que completou dizendo que a possibilidade de prorrogação desses prazos será de acordo com avaliações constantes da situação no estado.

O Estado já disponibilizou recursos que estão sendo utilizados para preparar a rede pública para o atendimento da população que necessitar. “O Ministério da Saúde disponibilizou 240 kits (de testes) para o Ceará. Nós achamos pouco e estamos adquirindo cinco mil kits dos Estados Unidos. É um teste mais rápido e que sai o resultado em quatro horas. Adquiri provisoriamente um hospital privado aqui em Fortaleza que estava fechado. Nós estamos o equipando todo. Ele tem 200 leitos, sendo 30 de UTI, e esse será um hospital exclusivamente para atender pacientes graves com Coronavírus. Já liberei R$ 45 milhões para a compra desses kits, insumos e preparação dessa rede de atendimento. Definimos 14 equipamentos do Estado para que tenham alas isoladas para receber pacientes que vão precisar ser internados”, disse o chefe do Executivo estadual.

Com informações do Portal do Governo do Ceará /Fhilipe Augusto – Texto

Leave a Reply

abril 2020
S T Q Q S S D
« mar    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930